Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cardápio de férias: veja dicas para fazer as crianças comerem bem fora da escola
Guia Culinário 19/07/2018

Cardápio de férias: veja dicas para fazer as crianças comerem bem fora da escola

Fazer com que crianças tenham uma alimentação saudável não é uma tarefa fácil – afinal, não faltam doces e salgadinhos que parecem muito mais apetitosos que um simples prato de salada. E se já é difícil atingir essa meta em um dia comum, dá para imaginar como fica tudo ainda mais complicado no período de férias escolares, não é? Afinal, as horas que elas passam à toa em casa, em frente à televisão ou no computador, só fazem com que a vontade de comer guloseimas seja ainda maior que o normal.

No entanto, é possível recorrer truques para contornar esse problema e fazer com que as crianças continuem seguindo uma alimentação regrada com legumes, frutas e verduras durante os dias de descanso do colégio ou da creche. Confira dicas para se preparar para as férias de julho!

Faça com que os pratos saudáveis sejam bem atrativos

Trocar um hambúrguer cheio de molhos por um prato de salada não parece uma boa opção se apenas o visual for levado em conta, já que não dá para negar que um pão fofinho com uma carne apetitosa parece mesmo muito melhor que um monte de folhas verdes juntas. Para crianças, que levam isso ainda mais a sério que os adultos, esse atrativo é ainda mais forte. Por isso, usar a criatividade para fazer uma refeição que consiga ser saudável, gostosa e agradável aos olhos ao mesmo tempo é a palavra de ordem.

Uma dica é procurar sempre misturar ingredientes de cores diferentes para que a comida pareça mais interessante e – claro – saborosa. Nas saladas, por exemplo, aposte em molhos. E aproveite o laranja da cenoura, o vermelho do tomate, o roxo da beterraba e o verde da alface para que fique mais fácil convencer o pequeno de que a refeição não é sem graça e sem gosto. Outro truque é fazer desenhos – como carinhas felizes e corações – usando alguns ingredientes para tornar tudo mais divertido. As crianças vão adorar!

Refeições de três em três horas ajudam a evitar que a criança belisque o tempo todo

Como as crianças costumam passar muito tempo em casa nas férias, a vontade de beliscar besteirinhas ao longo do dia é bem maior. Por isso, o ideal é garantir que elas façam todas as refeições necessárias para que só sintam fome na hora certa e, assim, não tenham tanta vontade de comer biscoitos, doces e outras guloseimas entre uma refeição e outra.

Sabendo disso, não deixe a criança iniciar o dia sem um café da manhã reforçado seguido de um almoço saudável, lanche e janta nos horários certos. Entre eles, reserve também um momento para pequenos lanchinhos – com barras de cereais e frutas, por exemplo – para que se alimentem de três em três horas.

Substitua as guloseimas tradicionais por versões mais lights

Como as crianças em geral amam doces, simplesmente cortar o açúcar do dia a dia pode não ser a solução ideal – e ainda pode fazer com que elas se recusem a comer o que você propõe para mostrar que não estão felizes com o novo cardápio. Por isso, a solução para contornar esse problema sem prejudicar a alimentação saudável é fazer versões mais lights de sobremesas tradicionais.

No queridinho brigadeiro, por exemplo, dá para substituir o calórico leite condensado pelo leite de coco sem modificar tanto o gosto. Outra opção é fazer sorvetes da própria fruta para que as crianças se refresquem e ao mesmo tempo recebam nutrientes importantes. Vale lembrar que não é preciso proibir de vez os doces tradicionais, mas, com essa substituição, você ajuda a evitar o exagero e deixa as guloseimas para ocasiões importantes – como festinhas de aniversário e sobremesa depois de um almoço no shopping, por exemplo.

Corte o hábito das refeições em frente à televisão

Além de procurar elaborar um cardápio saudável, evitar alguns hábitos também ajuda a melhorar a alimentação dos pequenos – e um deles é o de fazer as refeições em frente à televisão. O motivo? Com essa prática as crianças passam a comer de maneira rápida e sem sentir de fato o gosto da comida, além de também acabarem exagerando na quantidade por não estarem prestando atenção no que estão consumindo.

Por isso, aproveite as refeições para criar um momento agradável em família e procure fazer com que a criança coma de maneira pausada e saboreando bem o alimento. Parece um detalhe simples, mas faz toda a diferença – ainda mais nas férias, quando elas passam muito mais tempo em casa.

Aproveite as férias para criar situações atrativas com comida saudável

O segredo para aumentar o interesse das crianças por um cardápio saudável e rico em nutrientes é associá-lo a situações prazerosas. Sendo assim, além de usar a criatividade para deixar a comida mais atrativa visualmente, outro truque de ouro é servir esse tipo de refeição em momentos de lazer – como piqueniques, festas de pijama com os amiguinhos e por aí vai.