Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Carboidratos de baixo índice glicêmico: uma lista com legumes, frutas e farinhas
Guia Culinário 28/01/2022

Carboidratos de baixo índice glicêmico: uma lista com legumes, frutas e farinhas

Carboidratos de baixo índice glicêmico existem e eles não são os vilões da alimentação, muito pelo contrário. Todos os alimentos possuem um indicador de índice glicêmico, que mede a velocidade que o organismo leva para transformar o carboidrato ingerido em açúcar no sangue (glicemia). Funciona assim: quanto menor o valor que um ingrediente apresenta, mais lenta a liberação de açúcar do sangue. Isso significa mais saúde para o organismo e é ótimo para quem sofre com diabetes, por exemplo. Então, veja agora a lista de alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico para aproveitar bons ingredientes no dia-a-dia.

1. Cenoura crua ralada é um dos legumes com baixo índice glicêmico

A cenoura crua e ralada é superbenéfica para o organismo. Afinal, o ingrediente apresenta bons nutrientes, como fibras, potássio, carotenoides e antioxidantes em sua composição e não promove aumento exagerado da glicemia. É ótimo na proteção do coração e da pele e ainda aumenta a imunidade. Quando cozida também possui baixo índice glicêmico e serve bem no cardápio em refeições principais.

Ainda sobre legumes com baixo índice glicêmico, vale apostar também em alimentos como batata doce cozida com casca, abobrinha, milho cozido, feijão, lentilha, soja cozida, entre outros. Incrementar o prato com bons ingredientes nunca é demais!

2. Farinha de coco é nutritiva e tem destaque entre farinhas com baixo índice glicêmico

Para evitar o aumento acelerado da glicemia no sangue, optar por farinhas com baixo índice glicêmico é fundamental, principalmente para diabéticos e celíacos. A farinha de coco é bem nutritiva, pois é fonte de fibras, vitamina C e do complexo B, ferro e selênio, e se destaca nos preparos. O ingrediente aumenta a imunidade, melhora o sistema nervoso e fornece energia para o organismo. Ainda é livre de glúten!

Como a farinha é um dos ingredientes que quase nunca faltam em casa, ter opções mais saudáveis à disposição é sempre agradável. Além de farinha de coco, invista também em aveia em flocos, farinha de aveia e farinha de amêndoas para o dia-a-dia.

3. Maçã é uma das frutas com menor índice glicêmico indicadas para diabéticos

A maçã é uma das frutas com menor índice glicêmico e serve perfeitamente para lanches ao longo do dia, inclusive a versão desidratada do alimento. Fonte de fibras, vitaminas do complexo B, fósforo e ferro, o ingrediente tem destaque dentre os frutos. É ótimo para regularizar a pressão arterial, prevenir a constipação e proteger o coração. Quem sofre com diabetes pode acrescentar a maçã no cardápio para obter os benefícios!

Há muitas frutas com baixo índice glicêmico que podem incrementar as refeições. Selecione outras opções entre cereja, tomate, laranja, pêra, pêssego, damasco, morango e até suco de laranja para ampliar a absorção de carboidratos mais saudáveis.

4. Iogurte natural desnatado apresenta baixo índice glicêmico e é livre de gorduras

Que tal ampliar ainda mais a lista de alimentos de baixo índice glicêmico? Um dos ingredientes indicados para um café da manhã saudável, o iogurte desnatado é cheio de benefícios. O alimento é rico em proteínas, vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Tais nutrientes são responsáveis por fortalecer os ossos, aumentar a imunidade e melhorar os reflexos. Também ajuda a melhorar o humor!

Além do iogurte desnatado, dá para investir em diferentes tipos de bebidas que sejam derivadas do leite ou opções alternativas. Varie a alimentação com iogurte natural, leite integral e/ou desnatado, bebida de soja ou de aveia.

5. Castanha de caju também está entre carboidratos com baixo índice glicêmico

As oleaginosas também estão incluídas na lista. A castanha de caju é muito nutritiva, pois é rica em antioxidantes, gorduras saudáveis, ferro, magnésio e zinco. O ingrediente é aliado do coração, combate doenças cardiovasculares, e estimula o bom funcionamento do sistema nervoso. Faz muito bem para a imunidade também! É possível variar o cardápio com amendoim e nozes, desde que o consumo seja sem exageros.