Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cânhamo é saudável? As razões para consumi-lo e deixar o preconceito de lado
Guia Culinário 30/04/2018

Cânhamo é saudável? As razões para consumi-lo e deixar o preconceito de lado

Assim como as sementes de chia e de linhaça, as de cânhamo também são conhecidas pelos seus enormes benefícios. O problema é que muita gente acaba deixando essa opção de lado por ela pertencer ao gênero Cannabis, famoso pelo uso em narcóticos. A diferença é que o cânhamo não possui uma quantidade alta do componente THC em sua composição, o que significa que não causa alucinações. Agora que esse mito foi deixado de lado, que tal descobrir todas as suas vantagens para nossa saúde?

Sementes de cânhamo ajudam quem faz dieta de emagrecimento

Antes de mais nada é importante ressaltar que quando falamos do consumo de cânhamo estamos nos referindo às suas sementes. Seu óleo também é produzido e muito utilizado em diversos países, dentre eles os Estados Unidos, mas seus benefícios, embora presentes, são menores. De qualquer forma, a primeira vantagem é que as sementes de cânhamo ajudam a emagrecer. Isso porque elas produzem saciedade, reduzindo a compulsão por comida e fazendo com que a pessoa se alimente apenas da quantidade necessária para o corpo.

Elas também são ricas em fibras, o que permite que o intestino funcione melhor. Sendo assim, quem as consume dificilmente sofre com problemas como a diarreia ou a prisão de ventre, que causa aquela sensação de inchaço no corpo e impede que quem esteja emagrecendo saiba realmente se a dieta está sendo efetiva ou não.

Cânhamo é rico em ômega 3

O cânhamo é um dos alimentos mais ricos em ômega 3 na natureza. Esse ácido graxo essencial atua diretamente no cérebro contribuindo para a manutenção das funções cognitivas. Com isso, ajuda a prevenir tanto doenças mais comuns, embora ainda assim muito sérias, como a ansiedade e a depressão, quanto outras degenerativas, como é o caso do mal de Alzheimer. Aliás, é bom lembrar que alimentos provenientes de rios, como o é caso de alguns peixes, embora possuam ômega 3 podem estar contaminados com mercúrio, o que é algo bem perigoso. Já em relação às sementes de cânhamo esse problema não existe, e por isso elas são muito indicadas a quem precisa repor esse ácido graxo no corpo.

Evita o surgimento de doenças cardíacas

Se você precisa controlar os níveis de colesterol no sangue saiba que as sementes de cânhamo ajudam nesse processo. Isso porque elas reduzem a taxa do colesterol ruim (LDL) e aumentam a do bom (HDL), o que evita que o entupimento das artérias e consequentemente o aparecimento de doenças cardiovasculares. Além disso, as sementes também são indicadas para quem possui pressão alta, já que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e portanto permite que a pressão fique mais baixa.

Óleo de cânhamo evita que a pele fique muito ressecada

Alguns estudos têm mostrado que o consumo de cânhamo, e neste caso também nos referimos ao seu óleo, é muito benéfico para a pele. Não é a toa que há muitos produtos de beleza que usam o alimento como parte de sua fórmula. Afinal, ele evita que a pele fique ressecada demais, e portanto acaba impedindo que ela inflame.

Possui diversos nutrientes

Por fim, mesmo que o cânhamo não possuísse todos esses benefícios ele ainda assim seria muito indicado devido a todos os seus nutrientes. Ele possui principalmente vitamina E, que é conhecida por ser um forte antioxidante. Isso significa que ela combate os radicais livres e impede a oxidação das células, algo que pode gerar, em última instância, o câncer. Além disso, é rica em diversos minerais, como manganês, fósforo, zinco e magnésio. Portanto, não há motivos para você não passar a usar o cânhamo como ingrediente em suas receitas. Aliás, ela pode ser usada como substituto para outras sementes, como a de linhaça e a de chia, basta ser criativo na cozinha.