Canelone de pupunha

Médio
50 minutos
4 porções (974 g no total)
Canelone de pupunha

De origem italiana, o canelone é uma receita feita tradicionalmente com massa que se assemelha à panqueca e pode receber recheios diversos. Mas em vez de preparar uma versão tradicional (com massa feita à base de farinha), que tal apostar em um canelone de pupunha? Além de nutritivo, esse tipo de palmito é bastante versátil, ficando delicioso com diferentes temperos e vegetais. Aqui, nós separamos uma receita simples, com um recheio de abóbora, queijo cottage, castanhas-do-pará picadas e cogumelos fritos que ficam de dar água na boca. Confira o nosso passo a passo!

Modo de preparo

Corte as pupunhas em fatias finas no sentido do comprimento;

Afervente-as em uma panela com água e uma pitada de sal;

Em seguida escorra e reserve sobre papel toalha;

Coloque a abóbora em uma assadeira com os ramos de alecrim e regue com um fio de azeite;

Asse em forno preaquecido (200˚C) até ficar bem macia e começar a dourar;

Retire do forno, passe para um recipiente e amasse-a com um garfo;

Misture o cottage com a abóbora amassada, junte as castanhas picadas e tempere com sal e pimenta;

Sobre uma tábua de cozinha, disponha algumas fatias de pupunha sobrepondo as extremidades para formar a base do canelone;

Recheie com um pouco da abóbora com cottage e enrole como um canelone;

Fatie o shiitake (sem os talos) e o cogumelo paris;

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure o alho;

Adicione os cogumelos, tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos na água que se formará;

Coloque os canelones sobre os cogumelos, tampe a frigideira e cozinhe por 1 minuto;

Desligue o fogo e salpique a cebolinha;

Sirva em seguida.

Pupunha é um tipo de palmito rico em fibras, vitaminas e antioxidantes

Muito indicado para a dieta de vegetarianos, o palmito pupunha se destaca por ter um alto teor de fibras alimentares, que auxiliam no processo digestivo. O alimento também é fonte de antioxidantes, vitaminas A e C, que são importantes para a absorção do ferro, aumentam a imunidade e fazem bem para a saúde da pele e dos olhos.

Abóbora é fonte de fibras, vitaminas A, do complexo B, C e diferentes minerais

A abóbora é um tipo de fruto altamente nutritivo que pode ser usado no preparo de sopas, caldos, saladas e várias receitas saborosas. Ela se destaca por ser fonte de fibras alimentares e vitaminas importantes, como A, B1, B3, B5, B6, C e E, que apresentam ação antioxidante, fazem bem para a saúde do cérebro, do coração e do sistema imunológico. A abóbora também é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio e outros sais minerais.

Castanha-do-pará tem alto teor de gorduras boas, como o ômega 3

Pertencente ao grupo das oleaginosas, a castanha-do-pará se destaca por ser fonte de gorduras boas, como o ômega 3 , que contribuem para a saúde dos sistemas nervoso e cardiovascular. Esse tipo de castanha também é fonte de vitaminas do complexo B e agentes antioxidantes indispensáveis para um organismo saudável.

Cogumelo shiitake é fonte de proteínas, vitaminas e minerais

Quando se trata de incrementar cardápios veganos ou vegetarianos, recorrer ao shiitake é uma ótima opção. Isso porque o ingrediente é fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, C e E. Esse tipo de cogumelo também tem alto teor de água e fornece minerais importantes, como potássio, ferro e cálcio.

Cogumelo paris (ou champignon) é rico em triptofano e diferentes minerais

Também chamado de champignon, o cogumelo paris é bastante nutritivo e fica delicioso com diversos tipos de temperos. Ele é fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina (o "hormônio da felicidade"), e de minerais como fósforo, cálcio, magnésio, cobre, selênio e zinco.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Energetic value 77 kcal = 163 kj 4
Carbohydrates 5,5g 2
Proteins 3,4g 5
Lipids 5,0g 9
Lipids saturated 1,1g 5
Lipids trans 0g **
Sodium 141mg 6
Cholesterol 0mg 0
Fibres 1,7g 7
Vitamin A 102mcg 17
Vitamin D 0,1mcg 2
Vitamin C 4,4mg 10
Calcium 27mg 3
Iron 1,3mg 9
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