Canelone de abobrinha

Fácil
40 minutos + tempo de forno
5 porções
Canelone de abobrinha

Que tal aproveitar o sabor da abobrinha para fazer um canelone supernutritivo? Ótima opção para dar uma variada no acompanhamento do almoço, ele é recheado com ricota e cogumelo shimeji - que, além de serem deliciosos, contam com nutrientes essenciais para a nossa saúde. E o melhor de tudo é que nem é preciso ser um expert na cozinha para acertar na receita. Confira tudo que é preciso para fazer o prato e mãos à obra!

Modo de preparo

- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola;

- Acrescente o shimeji picado e refogue por 3 minutos;

- Tempere com sal e pimenta;

- Desligue o fogo e junte a ricota;

- Recheie as fatias de abobrinha e enrole;

- Distribua em uma travessa, coloque o molho e leve ao forno por 15 minutos;

- Sirva em seguida acompanhado de arroz integral Taeq.

Abobrinha faz bem para o coração e é rica em antioxidantes

O ingrediente principal da receita do dia entrega vários benefícios para a saúde. Para começar, ele é aliado de quem deseja emagrecer por ter baixo teor de sódio, muitas fibras na composição e diminuir a retenção de líquidos no corpo. Mas não para por aí: além disso tudo, a abobrinha também contribui para a prevenção do câncer por ser rica em antioxidantes e faz bem para o coração por ter mais de 10% da RDA de magnésio - um componente que ajuda a reduzir o risco de ataque cardíaco.

Shimeji é rico em proteínas e melhora a concentração por ter vitamina B12

Além do sabor delicioso, o cogumelo shimeji também tem a vantagem de ser rico em nutrientes essenciais - como fibras, proteínas, minerais e vitaminas. A quantidade de proteínas, inclusive, faz com que ele seja um ótimo substituto da carne vermelha para veganos e vegetarianos, e a presença da vitamina B12 na composição ajuda a melhorar a concentração e a memória.

Ricota tem uma boa quantidade de proteínas e cálcio em sua composição

Derivado do queijo com baixo teor de gordura, a ricota é um alimento supernutritivo. Entre seus principais componentes está a proteína - garantindo mais energia - e o cálcio - que fortalece ossos, dentes e ainda evita doenças como a osteoporose. Além disso, também conta com vitaminas e minerais como fósforo, zinco, potássio e iodo, por exemplo.

Arroz integral tem mais nutrientes que o branco

Quem segue uma alimentação saudável costuma trocar o arroz branco pelo integral. Isso porque essa versão do alimento é totalmente aproveitada para manter seus principais nutrientes - como é o caso da quantidade de fibras presente na casca. Comparado com o tradicional, ele também se destaca por ter mais proteínas, vitaminas e minerais.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 251Kcal ou 1054Kj 13
Carboidrato 40g 13
Proteína 7,6g 10
Gorduras totais 6g 11
Gorduras saturadas 2g 9
Sódio 476mg 20
Colesterol 10mg 3
Fibra alimentar 6g 24
Vitamina A 82mcg 14
Vitamina D 16mcg 320
Vitamina C 17mg 38
Cálcio 70mg 7
Ferro 1,6mg 11
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