Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cana-de-açúcar ajuda a hidratar o corpo e evita doenças! Conheça mais benefícios
Guia Culinário 08/01/2019

Cana-de-açúcar ajuda a hidratar o corpo e evita doenças! Conheça mais benefícios

A cana de açúcar não é conhecida apenas pelo seu sabor delicioso: ela também tem a vantagem de entregar vários benefícios específicos para a saúde por ser rica em nutrientes importantes. Para começar, é composta por muitas vitaminas e ainda conta com a ação de antioxidantes – mas não para por aí: a cana também ajuda a garantir mais energia, fortalece os órgãos, ajuda a hidratar o corpo e muito mais. Confira a matéria para saber melhor sobre suas vantagens:

Fortalece o sistema imunológico

Por contar com muitas vitaminas em sua composição, especialmente a C, uma das vantagens da cana-de-açúcar é o aumento da imunidade. Isso porque o ácido ascórbico, como também é chamado, é capaz de aumentar a produção de glóbulos brancos e anticorpos – fazendo, assim, com que nosso corpo tenha menos chances de desenvolver doenças como gripes, resfriados e anemia.

É aliado de quem sofre com diabetes

Você sabia que adoçar as refeições com cana de açúcar pode ser uma opção para diabéticos? É que, por ter um baixo índice glicêmico e ser rica em frutose, o alimento exige menos produção de insulina e ainda ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue – assim como lipídios e gorduras, que favorecem a incidência do problema.

Ajuda a aumentar a hidratação do corpo

Não é apenas por questão de gosto que vale a pena investir na cana-de-açúcar durante o verão. Ela é indicada para os dias mais quentes por hidratar o organismo – fazendo com que o corpo se mantenha mais fresquinho – e ainda ajudar a reduzir os riscos de uma potencial insolação.

É fonte de energia instantânea

Por ter uma boa quantidade de glicose e carboidratos em sua composição, a cana-de-açúcar também se destaca como fonte de energia instantânea. Sendo assim, é uma boa pedida para quem precisa começar o dia com mais disposição – ainda mais no calor, por se tratar de uma alternativa a bebidas quentes no café da manhã – e especificamente para atletas.

Combate o câncer e o envelhecimento precoce

Além de substâncias como vitaminas e carboidratos, a cana-de-açúcar também é rica em antioxidantes. E, por contar com a ação desses agentes, ela é capaz de ajudar o organismo a combater a ação dos radicais livres – fazendo, assim, com que o corpo fique livre de doenças como o câncer (especialmente o de mama e o de próstata) e também não sofra com o envelhecimento precoce.

Faz bem para o sistema urinário e diminui os riscos de pedra nos rins

Você já deve ter ouvido falar que o caldo de cana é muito indicado para pacientes que sofrem com pedra nos rins. O motivo? É que a bebida funciona como um diurético natural, melhora a atividade dos rins e ainda faz com que o sistema urinário tenha um funcionamento mais eficaz.