Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Camarão na moranga: entenda por que essa combinação é tão nutritiva
Guia Culinário 16/08/2018

Camarão na moranga: entenda por que essa combinação é tão nutritiva

Quando falamos em combinações nutritivas em geral pensamos logo no arroz com feijão, mas o camarão na moranga também merece um lugar de destaque. Afinal, os benefícios desses dois ingredientes são somados, e com isso o prato se torna uma ótima junção de vitaminas e minerais. Sem falar que a mistura de sabores é deliciosa, o que torna a receita uma queridinha de quem é apaixonado por frutos do mar.

Camarão combate os sintomas da depressão graças à vitamina B6

Embora esse não seja um benefício muito mencionado, não há dúvidas que o camarão consegue amenizar alguns casos mais leves de depressão. Isso ocorre porque possui vitamina B6, que também possui como benefício prevenir dores crônicas de cabeça, perda de memória e convulsões em geral. Sem falar que regula o humor e reduz os sintomas da TPM.

Fruto do mar é antioxidante

Além de ser rico em proteínas, o camarão também é um ótimo antioxidante. Isso significa que ao combater os radicais livres evita a oxidação celular, que pode ocasionar, por exemplo, em envelhecimento precoce. É bom lembrar que células defeituosas são justamente o que geram o câncer, e que por isso o consumo do fruto do mar ajuda a evitar a doença. Também possui boas quantidades de vitamina B12, que é conhecida por proteger o DNA, sendo esse outro fator que reduz os riscos de desenvolver o câncer.

Camarão previne doenças e disfunções

Além disso, o camarão é rico em diversos minerais, como cálcio, iodo, potássio e zinco. Isso significa que ajuda a prevenir diferentes tipos de doenças e disfunções, como é o caso da osteoporose e de problemas na tireoide. Além disso, como ocorre com outros frutos do mar, é uma ótima fonte de ômega 3, que impede o depósito de gordura nos vasos sanguíneos, o que consequentemente evita tanto a hipertensão quanto o infarto.

Moranga, ou abóbora, é boa para a pele

Já a moranga nada mais é do que a abóbora, que possui diversos benefícios para a nossa saúde. O primeiro deles é que o alimento é bom para a pele! Isso ocorre graças aos carotenoides, pigmentos que dão a coloração alaranjada da moranga. Além disso são antioxidantes, evitando o envelhecimento precoce e ajudando a promover um bronzeado mais natural.

Abóbora é rica em vitaminas e minerais

Outra grande vantagem é que a moranga é que ela sozinha possui uma ótima combinação de vitaminas e minerais. Entre os que aparecem em maiores quantidades podemos citar as vitaminas A, C, E e do complexo B, além de ferro e zinco. Com isso, o legume oferece diversos nutrientes necessários para o bom funcionamento no corpo, proporcionando bem-estar.