Caldo verde com tofu grelhado

Fácil
1 hora
6 porções
Caldo verde com tofu grelhado

Não tem nada melhor que comer algo saboroso, rico em nutrientes e ainda com pouca gordura, não é? Esse é justamente o caso do caldo verde com tofu grelhado, um prato bem simples de ser feito que conta com vários ingredientes de baixíssimas calorias e alto valor nutricional para o organismo. A opção é ótima para aqueles dias em que você deseja se alimentar com algo bem levinho e que não exija muito esforço na cozinha, além de ser uma boa forma de conhecer a versatilidade do tofu. Confira!

Modo de Preparo

- Em uma panela, cozinhe as batatas no caldo de legumes com dois dentes de alho;

- Deixe cozinhar até as batatas ficarem macias;

- Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure o alho e refogue a couve cortada em tiras finas;

- Tempere com o sal;

- Corte e grelhe os cubos de tofu;

- Reserve;

- Bata no liquidificador as batatas com o caldo, coloque em uma panela e deixe ferver;

- Desligue o fogo, acrescente a couve refogada e o tofu grelhado;

- Tempere com um pouco de pimenta e sirva em seguida.

Tofu é rico em proteínas e tem pouca gordura

Feito a partir do leite de soja, esse queijo oriundo da culinária asiática se destaca por ter pouquíssima gordura e muitas proteínas. Para se ter uma ideia, seu valor proteico é tão próximo da carne que muitos vegetarianos o aproveitam para substituir o alimento na dieta. Além disso, por ter o nutriente isoflavona, ele também traz benefícios específicos para as mulheres - como regular a produção hormonal e combater os efeitos da TPM ou menopausa.

Batata é fonte de carboidratos, vitaminas e sais minerais

Além de ser uma das principais fontes de carboidratos nesta receita, a batata também conta com muitos outros nutrientes importantes para o nosso organismo, como a vitamina C e as do complexo B. Também possui sais minerais e, ainda, vitamina K, que previne cãibras e acidentes vasculares por tornar as artérias mais elásticas. Assim como o tofu, ela também tem a vantagem de ter pouca gordura quando preparada da maneira certa.

Legumes são fonte natural de água para o organismo

Todo mundo sabe que os legumes são indispensáveis para uma dieta rica e saudável, não é? E motivos não faltam para isso: além de serem ricos em vitaminas e apresentarem pouca gordura, funcionam como uma fonte natural de água, energia e ainda contam com antioxidantes. Na versão em caldo, a mistura de ingredientes traz todos os benefícios de uma vez só - e deixa um gostinho a mais na comida, é claro!

Alho possui substância que funciona como um antibiótico natural

O alho não serve apenas para dar um tempero a mais ao prato: ele conta com muitas propriedades benéficas para a saúde! Para começar, o ingrediente tem quase tudo que o corpo precisa para ficar forte e saudável, como vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Mas seus benefícios não param por aí! Seu maior diferencial é a presença da alicina, uma espécie de antibiótico natural que combate bactérias e infecções, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, evita doenças ligadas ao coração e ainda diminui a pressão arterial.

Couve ajuda a reduzir os níveis de colesterol

Assim como os demais vegetais de folhas verde-escuras, a couve é fonte de nutrientes importantes para a nossa saúde. Ela é rica em antioxidantes, vitamina K e ainda apresenta um alto teor de fibras - o que é ótimo para quem tem problemas cardíacos, já que esse componente pode funcionar como um aliado do coração por reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os do bom (HDL).

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 146Kcal ou 613Kj 7
Carboidrato 19g 6
Proteína 7g 9
Gorduras totais 5g 9
Gorduras saturadas 0,2g 1
Sódio 130mg 5
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 0,5g 2
Vitamina A 10mcg 2
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 2,5mg 6
Cálcio 92mg 9
Ferro 3mg 21
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Receitas:
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