Caldinho de alho-poró

Fácil
40 minutos
4 porções (total 720 g)
Caldinho de alho-poró

Que tal usar vegetais orgânicos para preparar caldos, sopas e saladas no dia a dia? O caldinho de alho-poró feito com os ingredientes da Taeq, por exemplo, é livre de agrotóxicos e fornece nutrientes importantes, como fibras alimentares, vitaminas do complexo B, C, cálcio e potássio. Por ser uma comida quente e mais leve, esse caldo é ótimo para servir de jantar nos dias de outono e pode funcionar como entrada em almoços mais especiais. Aqui, nós ensinamos a preparar uma receita feita com alho-poró e batata orgânicos bem incrementada com salsa picada e castanha-do-pará. Ficou interessado? É só continuar lendo!

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo de coco e doure o alho e a cebola;

Junte o alho-poró, tempere com sal e pimenta e deixe refogar;

Adicione a água e as batatas e deixe cozinhar até que elas fiquem bem macias;

Espere amornar e bata no liquidificador;

Volte a mistura para a panela e deixe cozinhar até ferver;

Distribua em bowls e salpique a salsa, a pimenta e as castanhas-do-pará;

Sirva em seguida.

Alho-poró é rico em fibras, vitaminas do complexo B, C, antioxidantes e minerais

Muito usado em receitas de caldos, sopas, risotos, massas e saladas, o alho-poró é uma verdura que ajuda a fortalecer a imunidade e a equilibrar o sistema digestivo. Isso porque ele é rico em fibras alimentares (que concedem mais saciedade) vitaminas do complexo B, C e minerais, como cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Batata é bastante versátil, sendo rica em fibras, vitaminas e minerais importantes

A batata é um tipo de tubérculo bem versátil que quase todo mundo ama - pode ser frita, cozida, assada, refogada, usada em sopas, saladas e temperada com diferentes especiarias. O grande diferencial desse alimento é que ele fornece uma boa quantidade de fibras alimentares, vitaminas do complexo B, C, K e minerais como potássio fósforo e ferro, que ajudam no controle do colesterol, do índice glicêmico, fortalecem o sistema de defesa do corpo e melhoram a saúde dos ossos e músculos.

Salsa é uma hortaliça rica em vitaminas, antioxidantes, tem ação diurética e anti-inflamatória

Popularmente chamada de salsinha, um tipo de tempero bem aromático, a salsa é uma hortaliça rica em vitaminas do complexo B, C, E e agentes antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e a saúde da pele. Pertencente ao grupo das plantas medicinais, a salsa também apresenta ação diurética, anti-inflamatória e fornece uma grande quantidade de ferro e ácido fólico. Uma boa dica é usá-la para temperar caldos, saladas, risotos, carnes, massas e diferentes receitas no dia a dia.

Castanha-do-pará é fonte de ômega 3, fósforo, cálcio, magnésio e selênio

Assim como outras oleaginosas, a castanha-do-pará se destaca por fornecer gorduras boas, como o ômega 3, que faz bem para a saúde do cérebro e do coração. Além disso, ela fortalece a imunidade, os ossos e músculos, pois contém uma grande quantidade de cálcio, fósforo, magnésio, selênio, agentes antioxidantes e vitaminas do complexo B.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 141 kcal = 592 kj 7
Carboidrato 15 g 5
Proteína 2,9 g 4
Gorduras totais 7,7 g 14
Gorduras saturadas 4 g 18
Gorduras trans 0 g **
Sódio 0 mg 0
Colesterol 0 mg 0
Fibra alimentar 2,2 g 9
Vitamina A 0 mcg 0
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 26 mg 57
Cálcio 21 mg 2
Ferro 0,8 mg 5
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Receitas:
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