Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cálcio na medida certa: Invista no iogurte de copo e fortaleça o seu organismo
Guia Culinário 09/10/2017

Cálcio na medida certa: Invista no iogurte de copo e fortaleça o seu organismo

Que o cálcio é um dos nutrientes essenciais para a nossa saúde, isso é um fato. No entanto, você sabe precisar qual é a quantidade ideal desse mineral para o seu consumo diário? Se não sabe, você pode usar como medida um alimento muito querido das dietas: o iogurte natural no copinho. Versátil e extremamente funcional, esse produto possui exatamente a quantidade necessária dessa substância, responsável por desenvolver os ossos do corpo e fortalece as mais diversas funções do organismo.

Por ser um produto derivado do leite, o iogurte integral possui os componentes da bebida láctea e, dentre elas, o cálcio é um dos principais. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, a recomendação de cálcio para um adulto saudável é de 1.000 miligramas por dia, o que, no caso dos copinhos, correspondem a duas porções do produto. Ela destaca os benefícios de ingerir a quantidade correta de cálcio:

“O cálcio fortalece ossos e dentes, previne a osteoporose e o raquitismo, também ajuda na iniciação da contração muscular. Assim sendo, o cálcio atua nos ciclos de contração e relaxamento, que regulam os batimentos cardíacos e ajudam no controle da pressão arterial”, completa.

4 Benefícios do iogurte de copo e as melhores formas de consumo

1 – Regula o intestino: O iogurte é um alimento rico em probióticos, as bactérias benéficas que vivem no organismo. Essas bactérias são responsáveis por regularem o intestino, prevenindo a constipação e a prisão de ventre.

2 – É de fácil digestão: Também devido à presença dos probióticos que ajudam a tornar o intestino mais saudável, o iogurte, segundo a nutricionista Carolina Xavier, é mais fácil de digerir do que o próprio leite, fazendo com que o processo digestivo aconteça sem causar nenhum desconforto.

3 – Favorece o emagrecimento: O consumo do iogurte no lanche ou no café da manhã pode ajudar a proporcionar saciedade, com maior durabilidade, o que faz com que sintamos menos fome em outros momentos do dia e, garantindo assim uma perda de peso eficaz e saudável.

4 – Funcional: O iogurte pode fazer parte de sobremesas, saladas ou, até mesmo, ser consumido com frutas, cereais e grãos que criam um novo sabor para esse alimento tão saudável. Além disso, o iogurte de copo pode ser ingerido em pequenas refeições para saciar a fome momentânea.

Recomendação de consumo – De acordo com a nutricionista, pessoas com problemas renais, e que tomam suplementos, devem ter atenção ao consumir, pois o excesso acaba calcificando tecidos moles, não sendo direcionado aos ossos. “Por isso, é muito importante consultar o nutricionista e evitar ingerir o iogurte nas grandes refeições, por conta da competição com ferro”, finaliza.

Pessoas intolerantes à lactose podem optar por outras fontes naturais de cálcio

Se você está na lista das pessoas que possuem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, existem diversos alimentos naturais que também possuem boas quantidades do mineral. “O cálcio também pode ser encontrado em derivados do leite vegetal (soja), como o tofu, por exemplo, além dos vegetais verdes escuros que são boas fontes do nutriente. Entre eles a couve, o espinafre e o brócolis”, finaliza a especialista.