Cafeína para atletas? Descubra como ela pode ajudar nas atividades físicas

Uma xícara de café pode gerar bons benefícios ao corpo dos atletas, inclusive diminuindo os efeitos das dores musculares
Uma xícara de café pode gerar bons benefícios ao corpo dos atletas, inclusive diminuindo os efeitos das dores musculares

Quando falamos em alimentação e nutrição esportiva, alguns ingredientes sempre são lembrados pelos atletas: frutas, sementes e cereais, isotônicos, suplementos naturais... Mas, você sabia que o nosso cafezinho do dia a dia também pode fazer parte dessa lista? Sim, diversos de estudos da área esportiva revelam que a cafeína possui efeitos poderosos para o fortalecimento do corpo, melhorando a capacidade e a performance física.

Seja consumido antes ou depois do treino, um pouco de cafeína pode gerar ótimos resultados para o corpo, como, por exemplo, aumentar os níveis de energia e de disposição e ainda atuar na perda natural de peso, já que a substância atua diretamente nas reações metabólicas do organismo.

"A cafeína traz benefícios ao organismo, diminui a sensação de sonolência e fadiga, aumenta o processamento mental, contribui para a irrigação coronária, melhora a concentração e memória, otimiza o tempo de reação e exerce a função de vasoconstrição da parte vascular cerebral. Como se não bastasse, a cafeína tem propriedades analgésicas e diminui os efeitos da dor", completa a nutricionista Bianca Sermarini.

5 Benefícios da cafeína para quem pratica atividades físicas

1 - Aumenta a disposição: Um pouco de cafeína pela manhã, por exemplo, já pode ajudar a tirar aquela preguiça de ir à academia. Uma xícara de café ou de chá antes do treino também melhora o desempenho na realização das atividades, pois a substância também estimula a adrenalina.

2 - Diminui as dores musculares: Para quem está voltando à ativa dos exercícios físicos, a primeira semana é sempre dolorosa, por isso, a cafeína também pode ajudar a aliviar as dores iniciais da prática, já que a substância possui efeitos relaxantes e analgésicos na musculatura.

3 - Estimula a concentração: Por acelerar e fornecer grandes quantidades de energia ao organismo, a cafeína também deixa o nosso corpo em estado de alerta máximo e os sentidos aflorados. Isso melhora a capacidade de concentração, facilitando a execução correta dos exercícios.

4 - Funciona como suplemento muscular: O consumo da cafeína está associado com a absorção do cálcio, mineral responsável por contribuir com as funções musculares, desenvolvendo as formações ósseas e musculares.

5 - Proporciona emagrecimento saudável: Por ser uma substância termogênica, a cafeína acelera o metabolismo e, aliado à prática de atividades físicas regulares, ajuda na perda de peso natural.

Fontes de cafeína: saiba onde encontrar a substância

Embora a principal fonte de cafeína seja o grão de café, também é possível encontrar a substância em outros alimentos. Chás pretos e verdes, além dos chocolates com maior concentração de cacau (70%), são outros bons exemplos dessas fontes.

"No café, você pode esperar obter cerca de 95 mg de cafeína de uma xícara média, já que é a maior fonte dietética de cafeína. Entretanto, o teor de cafeína do café depende de muitos fatores diferentes, tais como tamanho da porção, tipo de grãos de café, forma como o grão foi tostado, ou o tipo de café", reitera Bianca Sermarini.

Quais cuidados devemos tomar com o consumo excessivo de cafeína?

Segundo a nutricionista, pessoas com risco cardíaco devem consumir com precaução, não excedendo duas xícaras de café por dia ou 400 mg de cafeína. "Mais de 400 mg por dia podem colocar um indivíduo em risco de efeitos adversos, tais como o aumento da micção, exaustão, bloqueio da absorção de magnésio, dores de cabeça e enxaquecas, problemas de sono, e aumento da pressão arterial", alerta a Bianca Sermarini.

*Bianca Sermarini, CRN 06101147, é nutricionista especializada em Nutrição Funcional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Saiba mais sobre o seu trabalho em sua Fan Page no Facebook: www.facebook.com/biasermarini

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