Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Café: Qual é a melhor hora para beber no dia? Entenda as razões
Guia Culinário 01/08/2017

Café: Qual é a melhor hora para beber no dia? Entenda as razões

Existe uma hora certa para tomar o nosso cafezinho? Uns preferem beber junto ao café da manhã, para dar mais ânimo e disposição ao corpo, outros, degustam suas xícaras em lanches da tarde, acompanhando bolos e tortas, por exemplo. Têm até aqueles que gostam tanto, mas tanto, que estão sempre segurando um copinho durante todo o dia de trabalho. O fato é que essa bebida é um hábito alimentar tradicional, que atravessa gerações no mundo, e por isso merece destaque especial. Descubra qual é o momento certo para tomar café e aproveitar os seus principais benefícios.

Sem fazer mistérios, segundo a nutricionista Carolina Xavier, o ideal é ingerir o café pela manhã, junto à primeira refeição do dia. De acordo com a profissional, nesse período, os componentes da cafeína ajudam a melhorar a concentração ao longo do dia e, até mesmo, estimulam as sensações de humor e felicidade, sem atrapalhar a absorção de outros nutrientes.

O café possui propriedades anticancerígenas, melhora a memória, contém uma grande quantidade de antioxidantes e, assim, auxilia no fortalecimento da imunidade. Ajuda o humor, aliviar o estresse e as funções cognitivas. Também atua na prevenção de prisão de ventre e facilita os movimentos intestinais”, explica a nutricionista.

Tomar café pela manhã: Por que ele deve fazer parte do seu dia?

1 – Acelera o metabolismo: O café é uma bebida termogênica, que acelera o nosso metabolismo e pode favorecer a perda de peso. Para isso, é necessário aliar o seu consumo a uma prática constante de atividade física.

2 – Aumenta a disposição: Acordou e bateu aquela preguiça? Experimente tomar uma xícara de café! A bebida é estimulante e ajuda na produção de energia para o nosso corpo, facilitando a execução das atividades do dia a dia.

3 – Melhora o humor: O consumo do café aumenta a produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, que são responsáveis por proporcionar felicidade, bem-estar e melhorar o humor.

4 – Ajuda na prevenção de doenças: A bebida é fonte de poderosos agentes antioxidantes que ajudam a tornar o nosso organismo saudável e longe de enfermidades. O café está associado a prevenção do diabetes, já que ajuda a controlar os níveis de açúcar, além de prevenir o câncer, mal de Parkinson e o Alzheimer.

Cuidados com o consumo: Café é saudável, mas não pode abusar!

Tudo em excesso faz mal e com o café não seria diferente. O consumo exagerado da bebida pode aumentar a ansiedade, a agitação e até causar dificuldade para dormir, alterando a qualidade do sono. Além disso, Carolina Xavier alerta. “É necessário evitar o consumo da bebida nas grandes refeições, como almoço e o jantar, pois pode comprometer a absorção de ferro. Além disso, o café é estimulante, logo não é recomendado o consumo antes de dormir”, completa a profissional.