Café faz bem? 7 mitos e verdades sobre os benefícios do cafezinho para a saúde

Antes vilão, agora um grande aliado da saúde. O consumo de café ainda é motivo de mitos e verdades, quanto os seus benefícios para a saúde
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Antes vilão, agora um grande aliado da saúde. O consumo de café ainda é motivo de mitos e verdades, quanto os seus benefícios para a saúde
Aquele cheirinho de café quentinho saindo do bule é, para muitos, um aroma perfeito para o despertar do dia. Seja pela manhã, acompanhando o tradicional pão com manteiga, ao final das refeições ou em lanchinhos da tarde, essa bebida atravessa o hábito cultural de gerações, sempre proporcionando momentos de prazer e relaxamento. Mas, afinal, tomar uma xícara diariamente faz bem ou mal para a saúde? Essa dúvida, que já se tornou dilema aos apreciadores do grão, pode ser facilmente respondida pela ciência nutricional, que estuda, dia a dia, os poderes nutricionais da bebida.

De acordo com pesquisas do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, quando bebido moderadamente, o café possui efeitos poderosos para o nosso bem-estar. Rico nos mais diversos nutrientes, o consumo do grão - seja na forma líquida ou em outras composições - ajuda em processos importantes do nosso corpo, como, por exemplo, o fortalecimento da saúde do coração, o desenvolvimento das funções cerebrais, além de aumentar o poder de remédios anestésicos no organismo. Veja 7 mitos ou verdades sobre os benefícios do café:

1 - Café faz bem para diabéticos?

Verdade. Segundo as pesquisas, principalmente nos casos de diabetes tipo 2, o consumo equilibrado de café no dia a dia pode ser ótimo para controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso acontece porque o grão possui, em sua composição nutricional, o ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide, que auxiliam na redução de glicose e insulina no pâncreas.


2 - Café "rouba" os nutrientes dos outros alimentos?

Verdade. Muita gente evita beber café depois do almoço para não perder os nutrientes consumidos na refeição. Isso é um fato. Segundo as análises, a cafeína dificulta a absorção de substâncias importantes, principalmente vitaminas e minerais, como ferro. Por causa disso, não é aconselhado, às pessoas que precisam ingerir maiores quantidades de cálcio no dia a dia, beber a tradicional combinação "café com leite".

3 - Café pode combater o câncer?

Verdade. Dentre as últimas grandes descobertas sobre os benefícios do grão para a saúde, ficou provado que o consumo natural de café pode ajudar a combater e prevenir certos tipos de tumores que causam, por exemplo, câncer de mama, de pele, de próstata e de cólon. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há de se destacar que esse efeito só é alcançando se a temperatura do café estiver abaixo de 65º. Ou seja, nada de café muito quente.

4 - Beber café dá enxaqueca?

Mito. Muita gente, por causa da cafeína, acredita que o motivo das suas enxaquecas se dá pelo consumo de café. Isso tem certa razão, caso você beba excessivamente ou já se enquadra em casos agudos de ansiedade e estresse emocional. No entanto, se tomado com moderação, em um plano alimentar adequado, a iguaria tem o efeito de dilatar os vasos sanguíneos do cérebro. Essa "vasoconstrição" é responsável pelo alívio das dores de cabeça.

5 - Café faz mal para os dentes?

Mito. O que faz mal aos dentes é a falta de escovação e os descuidados com a saúde bucal. Nesses casos, o café é um responsável por escurecer o esmalte dentário, porém, não é o principal culpado. Inclusive, de acordo com pesquisas odontológicas, a bebida, por conter tanino, polifenóis de origem vegetal, pode ajudar a remover a formação das placas bacterianas.

6 - Beber café emagrece?

Verdade. Por ser um alimento considerado "termogênico", o café acelera bastante as reações metabólicas do organismo. Essa mesma ação termogênica, aumenta o gasto calórico e contribui para a queima de gordura corporal.

7 - Café tira o sono?

Verdade. Não é à toa que a xícara de café faz parte da rotina de quem precisa ficar acordado durante a madrugada. Com efeito estimulante, provocado pela cafeína, a bebida gera muita energia ao organismo, por isso, não é aconselhado para pessoas que sofrem com insônia.

Qual é a quantidade recomendada de café por dia?

Segundo a OMS, a quantidade indicada de café varia entre três e quatro xícaras de 50 ml por dia para pessoas saudáveis. Crianças, gestantes, mulheres tomando pílula anticoncepcional devem evitar o consumo. Já pessoas que sofrem de ansiedade, glaucoma, incontinência urinária, osteoporose e Síndrome do Intestino Irritável devem consultar seus médicos antes de beber.

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