Café da manhã ideal: comece o dia comendo cereal musli

Prático: O cereal musli pode ser adicionado em frutas, iogurte, sobremesas, e outros alimentos logo pela manhã.
Prático: O cereal musli pode ser adicionado em frutas, iogurte, sobremesas, e outros alimentos logo pela manhã.
Anete Mecenas

Consultor:

Anete Mecenas

Doutora em Bioquímica pela UFRJ, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ e especialista em Nutrigenômica na prática clínica e esportiva. É coordenadora, docente e pesquisadora do curso de Nutrição da UNESA.

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O café da manhã é a refeição mais importante do dia, e isso todo mundo já sabe. Mas, o que muitos não sabem, é que existem alimentos ideais para esta hora do dia, e o cereal matinal musli é um deles, por ser totalmente benéfico a saúde. Opção completa e muito fácil de preparar em casa, o musli é rico em nutrientes que vão te ajudar a começar o dia com o pé direito.

Este tipo de cereal é feito a partir da mistura de aveia crua ou torrada com grãos. Ele pode ser misturado a uma grande variedade de alimentos como nozes, frutas secas, etc. As maneiras de consumir também não são poucas. Pode-se usar leite, iogurte, frutas frescas, mel ou até mesmo em sobremesas como salada de frutas.

A principal razão para o consumo do cereal Musli ser bom para a saúde é a grande quantidade de fibras presente na composição. O seu principal ingrediente é a aveia, alimento que, além de fornecer magnésio, proteínas, ferro e zinco, é uma fonte rica de tanto fibras solúveis quanto insolúveis. Por conta da presença dessas fibras alimentares, o corpo se beneficia em diversos aspectos: controle da glicemia, evitando assim picos de insulina no sangue, controle do colesterol ruim (LDL), maior sensação de saciedade, regulação do trânsito intestinal, prevenção do câncer de intestino, etc.

"Estudos científicos sugerem que as fibras dos cereais e produtos à base de grãos são capazes de prevenir a obesidade e o ganho de peso, contribuindo para a prevenção das doenças cardiovasculares", comenta a nutricionista Anete Mecenas, que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ. "O consumo de fibras alimentares é crucial para um emagrecimento saudável visto que essas substâncias contribuem para maior eliminação de gordura nas fezes. Busque uma alimentação rica em cereais integrais e seja um amante das fibras", indica a nutricionista, especialista em alimentos funcionais, nutrição esportiva e nutrigenômica.

Uma outra vantagem do consumo de Musli é a sua praticidade. A desculpa de que não tempo o suficiente para preparar e comer o café da manhã não poderá mais ser usada. Hoje em dia, esse cereal já pode ser encontrado pronto nas prateleiras dos supermercados, e pode ser consumido na hora.

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