Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Café da manhã ao redor do mundo: descubra em quais países ele é mais saudável
Guia Culinário 24/08/2018

Café da manhã ao redor do mundo: descubra em quais países ele é mais saudável

Tem quem considere que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e por isso essas pessoas fazem questão de se alimentar bem logo após acordar para ter mais vigor para passar o resto do dia. Mas você sabia que isso é algo cultural? Enquanto aqui no Brasil optamos pela boa e velha torrada com fruta e um cafezinho em outros países o cardápio é completamente diferente. Na Inglaterra, por exemplo, salsicha, bacon e até feijão fazem parte da primeira refeição – o que lembra, claro, o almoço. Ao mesmo tempo, há países em que o café da manhã segue uma linha mais saudável, e que vale a pena experimentar, nem que seja em casa. Conheça alguns deles:

Israel possui alimentos típicos da região do Mediterrâneo

É bom lembrar que as praias de Israel são no Mar Mediterrâneo, e por isso não é de se estranhar que a alimentação lá seja tão boa. Afinal, a dieta do mediterrâneo foi a responsável por dar longevidade às pessoas que viviam em países banhados por esse mar em uma época que a medicina não era tão avançada. No caso de Israel, não faltam frutas e vegetais no cardápio de café da manhã. Ele conta também com iogurte, salada, húmus, ovos cozidos e, claro, um delicioso suco para acompanhar tudo.

Japão prioriza o tofu e alimentos marinhos na primeira refeição

Se você gosta de tofu vai adorar o café da manhã japonês. Esse substituto do queijo para veganos é certo na primeira refeição na terra do sol nascente. Como era de se imaginar, o peixe, típico da gastronomia desse país e rico em ômega 3, também está presente! Outros ingredientes que marcam presença são o arroz, algas, molho de soja e vegetais em geral. Frutas da estação e ovos também podem aparecer no cardápio, o que torna o café da manhã japonês bem balanceado.

Índia utiliza princípios gastronômicos da Ayurveda no café da manhã

Se você está familiarizado com a Ayurveda já deve imaginar o que está por vir. Embora ela se trate de um estilo de vida, suas características são encontradas também na gastronomia. Aqui, a ideia é comer alimentos de acordo com o dosha (Pitta, Vata ou Kapha) de cada um.

Ao mesmo tempo, para quem não sabe qual é o seu há algumas indicações gerais, como o uso de especiarias. Pois é, até o café da manhã conta com temperos na Índia! Inclusive, eles muitas vezes são misturados com frutas. Pois é, lá você pode comer, por exemplo, maçã com canela e noz-moscada logo depois de acordar. E essa combinação parece bem saborosa, não? Tofu, arroz e lentilha são outros ingredientes que também aparecem no prato dos indianos.

Suécia possui café no cardápio matinal

Os fãs do cafezinho vão gostar do café da manhã sueco, porque a bebida está presente na primeira refeição do dia. No país escandinavo também é comum encontrar na mesa durante a manhã sanduíches e uma panqueca típica chamada pannkakor, que é consumida aberta. Eles também tomam um iogurte tradicional conhecido como filmjölk, também chamado de FIL.

Vietnã prioriza o consumo de temperos em uma sopa nutritiva

Por fim, temos a comida vietnamita, que chega a ser encontrada aqui no Brasil em restaurantes de grandes cidades. Embora pratos de almoços sejam os mais conhecidos, é bom destacar que o Vietnã dá grande valor ao seu café da manhã, que lá é considerado a refeição mais importante do dia. Sopas de noodles são comuns, e nela são acrescentados ingredientes que, sem dúvida nenhuma, são muito nutritivos. É o caso da canela e do gengibre, ambos considerados medicinais pelas suas propriedades anti-inflamatórias. Cebola, alho e outros tipos de tempero também podem aparecer nessa sopa nutritiva.