Brownie com feijão preto

Médio
30 minutos
10 pedaços
Brownie com feijão preto

Apostar em uma sobremesa saudável é a melhor forma de matar aquela vontade de comer doce no dia a dia. A nossa sugestão, inclusive, é sempre dar preferência a bolos, brownies, cookies, tortas e doces feitos com ingredientes naturais. Aqui, nós separamos uma receita de brownie com feijão preto que, além de saudável, é supersaborosa e nutritiva.

Muitas pessoas costumam estranhar o fato de a massa do brownie ser feita com feijão. No entanto, quando preparado sem tempero, o feijão não interfere no sabor do doce e, inclusive, funciona como base mais saudável para o preparo da massa. Para que essa receita fique realmente saborosa, outra dica importante é prestar bastante atenção no tempo de forno. O ideal é que você tire o brownie quando ele já tiver formado uma casquinha crocante por cima, mas tome cuidado para não deixar a massa ressecar, ok?

Modo de preparo

No processador, bata o feijão sem o caldo juntamente com os ovos, o açúcar, o farelo de aveia, o óleo, o sal e o cacau em pó até formar uma mistura homogênea;

Tire do processador e acrescente o bicarbonato, o vinagre e o chocolate picado, misturando bem com uma espátula;

Coloque a massa em uma assadeira (25 x 15 cm) untada com manteiga e polvilhada com cacau;

Asse em forno preaquecido (200˚C) por cerca de 15 minutos.

Feijão preto é fonte de fibras, vitaminas do complexo B, proteínas, ferro e outros minerais

Alimento básico da alimentação da maioria dos brasileiros, o feijão preto é altamente nutritivo e pode ser incorporado à dieta de diversas formas - geralmente em pratos salgados, mas também pode ser usado em doces (como nesta receita de brownie). O feijão é conhecido por ter alto teor de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e diversos minerais, como ferro, potássio, cálcio e fósforo. Por isso, esse alimento auxilia no funcionamento do organismo como um todo: faz bem para a saúde dos ossos, músculos, dos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.

Açúcar de coco funciona como adoçante natural, é fonte de vitaminas do complexo B e minerais

Obtido a partir da seiva do coqueiro (e não da fruta), o açúcar de coco é uma alternativa mais natural e saudável para adoçar diferentes receitas. Ele é fonte de vitaminas do complexo B, minerais como sódio, ferro, zinco, potássio, magnésio e também funciona como ótimo substituto do açúcar refinado. Vale destacar, no entanto, que o açúcar de coco também deve ser usado com parcimônia na dieta.

Farelo de aveia tem alto teor de fibras, proteínas e vitaminas do complexo B

Muito usado no preparo de vitaminas, smoothies e diferentes tipos de massas (como bolos e cookies), o farelo de aveia é outro ingrediente bem nutritivo que torna as receitas mais saudáveis. Ele se destaca por ter alto teor de fibras - ou seja, faz bem para a digestão e ajuda a controlar o colesterol - e também é fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, que são importantes respectivamente para a saúde dos músculos e do sistema nervoso.

Óleo de coco ajuda a fortalecer a imunidade e contribui para a perda de peso

Por ser fonte de diferentes vitaminas (como A, E e K ), o óleo de coco é um ótimo aliado para fortalecer o sistema imunológico - ajudando a prevenir gripes e resfriados - e também faz bem para a saúde da visão. Além disso, o óleo de coco tem ação anti-inflamatória, garante saciedade e ajuda a acelerar o metabolismo. Ou seja, também é muito indicado para quem precisa perder peso.

Chocolate amargo é fonte de triptofano (precursor da serotonina) e tem alto teor de flavonoides

Você sabia que o chocolate amargo também pode trazer benefícios à saúde? Isso porque ele é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina (o hormônio "da felicidade"). Ou seja, esse alimento ajuda a melhorar o humor e também contribui para a perda de peso. Outro ponto interessante do chocolate amargo é que ele tem alto teor de flavonoides - agentes antioxidantes que ajudam a fortalecer a imunidade e combatem o envelhecimento precoce.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 243 kcal = 1021 kj 12
Carboidrato 26g 8,7
Proteína 5,6g 7,5
Gorduras totais 13g 24
Gorduras saturadas 8,2g 37
Gorduras trans 0g **
Sódio 26mg 1
Colesterol 35mg 12
Fibra alimentar 5,8g 23
Vitamina A 0mcg 0
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 0mcg 0
Cálcio 28mg 2,8
Ferro 2,2mg 16
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Receitas:
Feijão
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