Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Broto de alfafa é bom para a pele e desintoxica o corpo! Conheça mais benefícios
Guia Culinário 01/08/2019

Broto de alfafa é bom para a pele e desintoxica o corpo! Conheça mais benefícios

Você já ouviu falar no broto de alfafa? Esse alimento vem sendo cada vez mais usado pela culinária brasileira no preparo de saladas, sanduíches, risotos e até mesmo chás e sucos detox. Além de saboroso, ele possui vários nutrientes essenciais para o organismo. Quer conhecer melhor esse tipo de broto e seus benefícios? Nós listamos as principais vantagens do seu consumo. Confira!

Broto de alfafa tem ação desintoxicante

Uma das principais vantagens do broto de alfafa é que ele tem ação desintoxicante no organismo, ajudando a eliminar impurezas e toxinas por meio da urina. Isso acontece por conta de diversas substâncias presentes no alimento, tais como a clorofila – conhecida por desintoxicar o fígado e melhorar o funcionamento do órgão. Justamente por contar com propriedades detox, o broto de alfafa acaba sendo considerado um ótimo ingrediente para o preparo de chás, sucos e outras bebidas desintoxicantes. Então que tal incorporá-lo ao seu suco matutino?

Alimento também é conhecido por auxiliar na menopausa

Quem conhece melhor os benefícios do broto de alfafa já deve ter ouvido falar que ele é ótimo para amenizar os sintomas da menopausa. Afinal, esse é um dos benefícios mais conhecidos do alimento. Isso acontece por conta da alta concentração de fitoestrógenos – substâncias vegetais que têm ação semelhante ao hormônio estrogênio. Como no período da menopausa a mulher passa por certa instabilidade hormonal, o broto de alfafa acaba ajudando muito, pois alivia os sintomas decorrentes da variação de hormônio e traz mais equilíbrio para o funcionamento do organismo.

Alfafa é uma planta rica em vitaminas A, C, E e D

Muita gente não sabe, mas o broto de alfafa também é considerado um alimento bem nutritivo – pois, além de ser fonte de proteínas (indicado, inclusive, como complemento alimentar para veganos e vegetarianos), ele também é rico em diversas vitaminas importantes para o corpo.

A vitamina A, por exemplo, é mais conhecida por auxiliar na saúde dos olhos, combatendo doenças relacionadas à visão (como a degeneração da mácula). Já a vitamina C fortalece a imunidade e atua como importante antioxidante, combatendo os radicais livres.

A vitamina E, por sua vez, também tem ação antioxidante, sendo fundamental para a saúde da pele, unhas e cabelos. Outra que é é considerada essencial para o corpo é a vitamina D, pois auxilia na saúde dos músculos e regula os níveis de cálcio e ferro no sangue. Por ser fonte de vitaminas fundamentais, o broto de alfafa pode – e deve – ser incorporado ao seu dia a dia de alimentação. Portanto, a nossa dica é buscar diferentes receitas com esse alimento e, então, usar a criatividade no preparo!