Braseado de carne de terneiro com legumes orgânicos

Fácil
50 minutos
6 porções
Braseado de carne de terneiro com legumes orgânicos

O braseado é um prato tão suculento que alguns dos pratos mais refinados e tradicionais da gastronomia utilizam esse método, como o "Coq Au Vin" e o "Osso Buco". Nele a carne é feita junto com legumes e temperos, formando um caldo que acompanha a carne e agrega muitos nutrientes à composição, em uma incrível sinergia alimentar.

Brasear, ou estufar, nada mais é do que cozinhar bem devagar, em fogo baixo, peças inteiras ou - como no caso da receita de hoje - em pedaços grandes, selando antes a carne. Depois de grelhar levemente, a proteína do prato é coberta até metade de sua altura com um caldo e com uma guarnição aromática. O resultado é uma carne extremamente macia com um molho de aroma inigualável!

A extrema maciez da carne se deve ao tempo em que é cozida e à umidade, que juntos amolecem os tecidos e colágenos e se configuram como a maneira ideal de cozinhar peças mais duras. Para conseguir esse resultado, a cocção pode ser feita com panela de pressão ou equipamentos "slow cooking".

O grande atrativo do prato é sua praticidade: tudo é feito na mesma panela e o caldo do cozimento pode ser servido como molho para acompanhar o prato. Esse mesmo caldo é que irá doar a essa fórmula muitos nutrientes.

Além da vantagem da praticidade, o cozido é uma opção repleta de nutrientes! O caldo do braseado é feito com legumes que agregam muito mais que aroma e sabor ao prato: na receita de hoje ele é composto por limão, cenoura, milho e outros vegetais que adicionam vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Os motivos para degustar o braseado de carne com legumes são fartos. Saiba então como preparar essa receita e se delicie de forma saudável!

Modo de Preparo

Corte a carne em cubos e tempere com o suco de limão, alhos, sal e pimenta. Leve o azeite ao fogo e doure os cubos de carne. Acrescente a cebola, as cenouras e a água quente. Cozinhe por 15 minutos ou até amaciar a carne. Junte a abobrinha e os pimentões em cubos e cozinhe acrescentando mais água quente se necessário. Por último adicione o tomate e o milho em pedaços. Salpique com a salsa picada e sirva a seguir.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 234kcal 12%
Carboidrato 13g 4%
Proteína 31g 41%
Gorduras totais 6g 11%
Gorduras saturadas 1g 5%
Gorduras trans 0g 0%
Sódio 134mg 6%
Colesterol 68mg 23%
Fibra alimentar 4g 16%
Vitamina A 897mcg 150%
Vitamina D 0mcg 0%
Vitamina C 33mg 73%
Cálcio 14mg 1%
Ferro 3mg 21%
Receitas:
Tomate
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