Bom para o coração: Dose diária de vitamina D combate problemas cardíacos

A importância da vitamina D em nossa vida ganha cada vez mais destaque. O complexo, conseguido muito pelos raios solares e alguns alimentos (principalmente peixes), agora é um grande aliado para a saúde do coração. De acordo com estudos, o elemento ajuda no controle da pressão alta, por exemplo.
A importância da vitamina D em nossa vida ganha cada vez mais destaque. O complexo, conseguido muito pelos raios solares e alguns alimentos (principalmente peixes), agora é um grande aliado para a saúde do coração. De acordo com estudos, o elemento ajuda no controle da pressão alta, por exemplo.

Conhecida como uma ótima fonte do sol para a nossa pele, a vitamina D, também conquistada em nossa alimentação, ganha cada vez mais importância para a qualidade de nossa vida. De acordo com diversos estudos, realizados pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, a dose diária desse componente vitamínico favorece a saúde do coração, prevenindo e combatendo problemas cardíacos, como pressão alta, a hipertensão.

Segundo os estudos, apresentado no último encontro anual do Colégio Americano de Cardiologia, 80 pacientes que utilizaram cápsulas de vitamina D, aumentaram a função de bombeamento do coração de 26% para 34%. Em uma pessoa normal, sem problemas no músculo, essa média é de 70%.

Outros benefícios da Vitamina D

Além da funções do coração, a dose diária de vitamina D pode ajudar a prevenir doenças como a fibromialgia, síndrome pré-menstrual e a síndrome do ovário policístico. Em contrapatida, a falta dela pode acarretar uma série de doenças no organismo, como o diabetes, por exemplo. Por isso, o ideal, é procurar um profissional da nutrição para que ele estabeleça os níveis necessários de vitamina para o seu organismo, visto que o excesso também é prejudicial ao corpo.

"A vitamina D é indispensável para nossa saúde óssea, não somente o cálcio é importante para evitar a osteoporose, a vitamina D é responsável pela facilitação da absorção do cálcio no organismo prevenindo fraturas. Também é importante para redução dos níveis de estrogênio na menopausa evitando assim a osteoporose em mulheres nessa fase da vida." destacou a nutricionista Paola Lisboa.

Veja onde você pode encontrar a vitamina D:

Embora muita gente saiba que a vitamina D é produzida pelo corpo quando exposto ao sol, existem outras formas de obter esse nutriente, suas principais fontes alimentares são os peixes e frutos do mar. Como:

Salmão: O salmão está no topo da lista dos alimentos marinhos que podemos encontrar a vitamina. Além de ser rico em diversos outros nutrientes que são extremamente importantes para o nosso corpo, como o ômega 3, um ácido graxo que contribui para uma pele saudável e fortalece o sistema imunológico.

Bacalhau: Saboroso e muito nutritivo, o bacalhau possui uma boa quantidade da vitamina D e auxilia no controle do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Mariscos: Extramamente ricos em proteínas, os camarões e lagostas, também são boas fontes de vitamina D. Possuem uma concentração de ômega 3, que ajuda na prevenção de ritmos cardíacos irregulares e facilitar uma variabilidade entre os batimentos cardíacos, reduzindo o risco de arritmia.

Outra boa boa alternativa de encontrar vitamina D em alimentos é através de leites e margarinas, enriquecidos com o complexo.

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