Bolo integral de cenoura: lanche rico em fibras para a sua alimentação saudável

Fácil
30 minutos + Tempo de forno (30 minutos)
8 porções
Bolo integral de cenoura: lanche rico em fibras para a sua alimentação saudável

Cheirinho de bolo quente saindo forno... Ummm... Quem não ama sentir? E, dentre os tipos mais tradicionais, o bolo de cenoura é daqueles que só de pensar já aguça as nossas melhores memórias da infância. Porém, diferente das deliciosas receitas da vovó, a nossa sugestão para essa semana é um bolo de cenoura funcional e ideal para uma alimentação equilibrada. Feito à base de ingredientes integrais, o doce é uma alternativa saborosa para lanches saudáveis ou, até mesmo, um café da manhã bem completo.

O grande destaque de todo bolo de cenoura é, claro, a nossa querida cenoura. Dona de propriedades nutricionais poderosas, esse vegetal é um aliado e tanto para a nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. Dentre os seus principais benefícios, o alimento é, por exemplo, uma riquíssima fonte de vitamina A, substância que o nosso organismo não produz sozinho e que ajuda a defender o corpo de doenças, fortalecendo o sistema imunológico contra as ações ofensivas dos radicais livres.

Um outro componente muito importante presente na cenoura é o betacaroteno, um agente antioxidante, que fortalece a saúde do coração, diminuindo e equilibrando os níveis de colesterol no sangue. Além disso, essa substância também está relacionada ao combate do envelhecimento precoce do organismo, deixando a nossa pele mais limpa, forte e jovial.

Farinhas integrais deixam o bolo mais saudável e rico em fibras alimentares

A grande diferença desse bolo de cenoura para as receitas tradicionais é que aqui, em nossa sugestão, nós utilizamos farinhas integrais na composição do doce. Além de serem mais saudáveis e saborosas, essa versão do alimento também garante muito mais nutrientes, como, por exemplo, a importante ingestão de fibras alimentares, substâncias responsáveis por melhorar o trânsito intestinal, favorecendo a digestão e oferecendo maior saciedade.

Com isso, a nossa fome diminui, o organismo fica mais satisfeito, e, naturalmente, podemos manter uma dieta mais equilibrada e, quem sabe, perder um quilinhos para deixar o corpo mais bonito, que tal?

Viu só? São muitos os benefícios para adaptarmos esse tradicional bolo para uma versão mais saudável e funcional. Além disso, a nossa receita é incrivelmente prática de fazer, não necessitando grandes conhecimentos culinários. É só acompanhar atentamente o passo a passo do modo de preparo, separar todo os ingredientes necessários e caprichar na cozinha. Experimente. Além de ser muito saboroso, você poderá comer sem culpa.

Modo de preparo:


MASSA:

1 - No liquidificador bata o açúcar, o óleo de coco, os ovos e as cenouras raladas.

2 - Despeje em uma tigela e misture as farinhas (Trigo integral, aveia e coco) e o fermento.

3 - Coloque em uma forma de bolo inglês, untada com um pouco de óleo de coco.

4 - Asse no forno médio (200°C) por aproximadamente 30 minutos.

COBERTURA:

1 - Em uma panela, misture o achocolatado em pó light, o óleo de coco e o leite.

2 - Leve ao fogo até engrossar.

3 - Desenforme o bolo e cubra com a calda.

4 - Por cima espalhe as lascas de castanha do Pará.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 248 Kcal 12
Carboidrato 19 g 6
Proteína 5 g 7
Gorduras totais 17 g 31
Gorduras saturadas 7 g 32
Sódio 165 mg 7
Colesterol 72 mg 24
Fibra alimentar 2 g 8
Vitamina A 915 mcg 153
Vitamina D 0,3 mcg 6
Vitamina C 2 mg 4
Cálcio 49 mg 5
Ferro 1,3 mg 9
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