Se tem uma sobremesa que é a cara da festa da junina é o bolo de milho. Aliás, qualquer prato que utiliza o cereal como ingrediente principal cai muito bem nas festividades de junho. Mas que tal dar uma incrementada este ano e deixar a comida ainda mais saborosa? O bolo de milho com geleia de damasco é a receita que promete fazer sucesso no seu arraial ou mesmo na mesa de lanche da tarde. Quer aprender? Então veja o passo a passo dessa receita deliciosa:
Modo de preparo
Debulhe as espigas;
No liquidificador, bata o milho, os ovos, o óleo e o açúcar de coco;
Passe para um recipiente e junte a farinha e o fermento, mexendo bem;
Despeje em uma forma de furo central untada com óleo de coco;
Asse em forno preaquecido (180°C) por 30 minutos ou até dourar;
Espere amornar para desenformar;
Cubra com a geleia de damasco e sirva.
Milho dá energia para o corpo
Verdade seja dita, o milho tem benefícios de sobra. Em primeiro lugar, é fonte de carboidrato, o que significa que ajuda a dar mais energia para o corpo, contribuindo para uma boa performance atlética. Além disso, é rico em fibras, que ajudam a regular o sistema digestório e evitam problemas no intestino, como é o caso da constipação.
Também possui boas quantidades dos minerais potássio, magnésio e fósforo. O primeiro ajuda a equilibrar os níveis de água do corpo, além de evitar o surgimento de cãibras. O segundo auxilia tanto no tratamento da pressão alta quanto previne pedras nos rins e na vesícula. Já o fósforo contribui para a produção de energia e ajuda a deixar ossos e dentes mais fortes - sendo, por isso, um ótimo aliado do cálcio.
Geleia de damasco é rica em fibras
As geleias, de uma forma geral, também são ótimas fontes de energia, sabia? O motivo é basicamente o mesmo do relacionado ao milho: a presença de carboidratos. E, mais uma vez, assim como ocorre com o cereal, são ricas em fibras. Vale acrescentar que seu consumo, além de melhorar o funcionamento do intestino, evita a compulsão alimentar por dar saciedade ao corpo.
Mas não pense que os benefícios do damasco são os mesmos do milho. A fruta contém betacaroteno, que melhora a elasticidade da pele e ainda fortalece o sistema imunológico. Também possui licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e o surgimento de diversas doenças.
Óleo de coco é fonte de vitaminas
Uma das maiores vantagens do óleo de coco é a presença das vitaminas A, E e K. A primeira ajuda na vitalidade do cabelo, melhora a visão e é boa para a pele. Já a vitamina E é considerada um poderoso antioxidante, enquanto a K facilita o processo de cicatrização, ajuda na fixação de cálcio no corpo e auxilia na coagulação sanguínea. É bom lembrar que a forte presença de vitaminas também faz esse ingrediente ser um ótimo anti-inflamatório, ajudando a combater doenças.
Açúcar de coco possui índice glicêmico menor que o refinado
Não há como negar que o açúcar de coco é muito mais benéfico que o refinado, especialmente porque possui um índice glicêmico menor - e por isso é mais indicado a pessoas que estão com pré-diabetes. Também é rico em vitaminas do complexo B, o que significa que permite o bom funcionamento do sistema nervoso, evitando o desenvolvimento de problemas diretamente relacionados ao cérebro, como é o caso da demência.