Bolo de limão siciliano sem lactose

Fácil
40 minutos
10 fatias (778 g no total)
Bolo de limão siciliano sem lactose

Preparar um bolo mais leve, feito com frutas e ingredientes integrais, é uma ótima dica para incrementar o lanche da tarde. A combinação de massa de limão siciliano com calda de maracujá, em especial, ganha um sabor cítrico - levemente adocicado - bem interessante. Aqui, nós separamos uma receita de bolo sem lactose, atendendo bem às pessoas com intolerância à substância. Além de saboroso, esse bolo é bastante nutritivo, feito com aveia e farinha de trigo integral - ricas em fibras, vitaminas e outros nutrientes. Quer experimentar? Confira o nosso passo a passo!

Modo de preparo

Bolo

Na batedeira, bata os ovos com o açúcar e o óleo de coco até formar uma mistura homogênea;

Adicione o sumo de limão (65 ml), o leite, a aveia e bata um pouco mais;

Junte aos poucos a farinha de trigo peneirada junto com o fermento e o bicarbonato;

Transfira a massa para uma forma untada com óleo de coco e enfarinhada;

Asse no forno preaquecido (180˚C) por aproximadamente 40 minutos;

Se espetar um palito e sair seco, a massa está pronta.;

Espere amornar e desenforme.

Calda

No liquidificador, bata a polpa do maracujá com a água;

Passe por uma peneira bem fina;

Em uma panela, coloque o suco de maracujá com os cubos de manga e aqueça por 2 minutos;

Desligue o fogo e misture o melado e o sumo do limão (35 ml);

Sirva o bolo com a calda.

Limão siciliano tem um alto teor de vitaminas A, C, do complexo B e minerais

Por ser uma fruta cítrica, o limão siciliano se destaca por ter um alto teor de vitamina C - nutriente que ajuda a turbinar o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. Além disso, esse tipo de limão fornece uma grande quantidade de vitaminas A, B1, B2, B3, ferro, fósforo, potássio e magnésio. Por isso, ele contribui para a saúde dos ossos, músculos, tem forte ação antioxidante e faz bem para a saúde dos olhos (ajuda a evitar problemas de visão).

Açúcar de coco é uma opção mais natural, rica em micronutrientes

Considerado uma ótima opção para substituir o açúcar refinado (que é pobre em nutrientes), o açúcar de coco pode trazer uma série de benefícios para o organismo. Isso porque ele tem um índice glicêmico menor - sendo ideal para quem tem pré-diabetes, por exemplo -, é fonte de zinco, potássio, ferro, sódio, magnésio e vitaminas do complexo B.

Óleo de coco fornece vitaminas A, E, K e antioxidantes

Você sabia que o óleo de coco também é bastante nutritivo? Isso porque ele fornece agentes antioxidantes e vitaminas importantes - A, E e K, que fortalecem bastante a imunidade e ajudam a controlar os níveis de colesterol. Esse ingrediente também é superversátil e funciona como alternativa de gordura saudável, sendo usado para substituir a manteiga em algumas receitas.

Aveia integral tem um alto teor de fibras alimentares

Recorrer à aveia para preparar bolos, pães, biscoitos e outras massas também é uma ótima dica para ter uma alimentação mais saudável. Esse ingrediente tem um alto teor de fibras alimentares (solúveis e insolúveis), vitaminas e sais minerais que concedem mais saciedade e contribuem para o processo de digestão.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valeur énergétique 138 kcal = 578 kj 7
Glucides 22g 8
Protéines 2,2g 3
Lipides 4,8g 9
Lipides saturés 4,0g 18
Lipides trans 0g **
Sodium 44mg 2
Cholesterol 0mg 0
Fibres 2,6g 10
Vitamine A 11mcg 2
Vitamine D 0mcg 0
Vitamine C 9mg 20
Calcium 12mg 1
Fer 0,4mg 3
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