Bolo de chocolate

Fácil
20 minutos + tempo de forno
10 porções
Bolo de chocolate

Como fazer bolo de chocolate de forma saudável?

Preparar um bolo de chocolate é sempre uma ótima pedida. Afinal, é fácil de fazer e muito saboroso. Sabia que é possível fazer uma receita de bolo de chocolate de forma saudável. Além da utilização da farinha integral, que deixa o bolo de chocolate fofinho e que é rica em proteínas, minerais, vitaminas e fibras, o uso do Óleo de Coco Taeq e Açúcar Orgânico Demerara Taeq também traz mais benefícios para a receita.

Receita de bolo de chocolate com óleo de coco e açúcar demerara deixa o preparo mais saudável

O óleo de coco substitui a margarina, deixando a receita de bolo de chocolate mais nutritiva pois é mais saudável, proporciona uma maior sensação de saciedade e ajuda no sistema digestivo. O açúcar demerara deve ser utilizado de forma moderada. No entanto, já é melhor do que o açúcar refinado por possuir um índice glicêmico médio - assim, a glicose não cresce com tanta velocidade após a sua ingestão. O demerara também contribui para o fortalecimento da nossa imunidade por conta da alta concentração de zinco, agentes antioxidantes e vitamina B9.

Preparo

Na batedeira, bata as claras em neve e reserve.

Use a batedeira também para bater as gemas com o óleo de coco e o açúcar.

Sem parar de bater, acrescente aos poucos o leite e o cacau.

Em seguida, junte as farinhas e o fermento peneirados e bata um pouco mais.

Por último, incorpore delicadamente as claras em neve e as gotas de chocolate.

Transfira para uma forma de bolo inglês untada com um pouco de óleo de coco e asse em forno preaquecido (200˚C) por aproximadamente 40 minutos.

Quais os benefícios do chocolate para a saúde?

Para muitas pessoas, o chocolate é o grande vilão de qualquer dieta, por conta da grande quantidade de açúcar e gordura. Porém, o segredo é a moderação! Se consumido de forma equilibrada, o chocolate pode trazer alguns benefícios: ele possui vitaminas, antioxidantes, proporciona uma sensação de bem-estar, melhora o fluxo arterial, ajuda na saúde cerebral e alivia o estresse. Ou seja, não é à toa que dá vontade de comer sem parar! Então, para os chocólatras de plantão, o melhor é optar pelo chocolate amargo, aquele que possui entre 60% e 85% de cacau.

O cacau é uma ótima fonte de flavonoides, que têm ação antioxidante, que fortalece o sistema imunológico, impedindo o desenvolvimento de radicais livres no organismo e diminuindo os riscos de surgimento de câncer. Além disso, os flavonoides também impedem que gorduras se acumulem nas artérias, ajudando a reduzir o nível do colesterol ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL). Em conclusão, o cacau é muito importante para a saúde do coração, evitando hipertensão e infarto.

Informações nutricionais

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 138 Kcal = 578 Kj 7
Carboidrato 20g 8
Proteína 4,2g 6
Gorduras totais 5,2g 9
Gorduras saturadas 3,9g 14
Gorduras trans 0g **
Sódio 33mg 1
Colesterol 60mg 20
Fibra alimentar 1,4g 6
Vitamina A 25mcg 4
Vitamina D 0,2mcg 4
Vitamina C 0mg 0
Cálcio 36mg 4
Ferro 0,4mg 3
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