Bolo de cenoura integral com cobertura de chocolate

Fácil
8 porções (500 g)
30 minutos + tempo de forno
Bolo de cenoura integral com cobertura de chocolate

Tem coisa melhor que comer um bolo quentinho junto com uma xícara de chá ou café? Esse lanche da tarde é simples, saboroso e mais fácil de fazer do que parece. Aqui, nós separamos uma receita de bolo de cenoura integral com cobertura de chocolate de dar água na boca em qualquer um. Feita com açúcar demerara (que é menos calórico e mais nutritivo que o açúcar branco), óleo de coco e outros ingredientes naturais, essa sobremesa é superindicada para quem busca um estilo de vida mais saudável. Confira!

Modo de preparo

Massa

No liquidificador, bata os ovos, a cenoura, o óleo e o açúcar;

Passe para um recipiente e misture a farinha e o fermento;

Despeje em uma forma de furo central (ou assadeira de sua preferência), untada com um pouco de óleo e enfarinhada;

Asse no forno preaquecido (180˚C) por cerca de 40 minutos.

Cobertura

Em uma panela, misture o leite com o açúcar e leve ao fogo até levantar fervura;

Acrescente o cacau e o óleo de coco e cozinhe em fogo baixo até engrossar;

Deixe esfriar e cubra o bolo ainda morno.

Ovos são fontes de proteínas, vitaminas A, D, E e do complexo B

Grande aliado da dieta vegetariana, o ovo é um alimento altamente nutritivo e pode ser preparado de diversas formas (ou usado em diferentes receitas). Ele é fonte de proteínas - funcionando como substituto da carne - e de diversas vitaminas indispensáveis. As vitaminas A e C, por exemplo, atuam como antioxidantes e fortalecem o sistema imunológico. As vitaminas do complexo B, por sua vez, são indispensáveis para a saúde do sistema nervoso e cardiovascular. Já a vitamina D auxilia no fortalecimento dos ossos, músculos e no controle da pressão arterial.

Cenoura é rica em betacaroteno, fibras e potássio

Muito usada para o preparo de saladas, sopas, risotos, suflês, sucos, smoothies, bolos e doces, a cenoura é um tipo de tubérculo que não pode faltar na dieta. Ela tem alto teor de betacaroteno - pigmento antioxidante (que concede a coloração laranja do vegetal) que é precursor da vitamina A. Além disso, a cenoura é fonte importante de fibras (que auxiliam na digestão) e de potássio, mineral importante para os músculos e ossos.

Óleo de coco fortalece a imunidade, é fonte de antioxidantes e atua como anti-inflamatório

Que tal usar o óleo de coco na cozinha com mais frequência? Esse alimento é rico em antioxidantes (faz bem para a saúde da pele e do cabelo), fortalece a imunidade e funciona como fonte de energia, sendo indicado para quem pratica exercícios no dia a dia. Além disso, o óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a tratar dores e garantem equilíbrio à defesa do corpo.

Cacau em pó é fonte de flavonoides, ferro e triptofano

Para preparar bolos, cookies, mousses e diferentes sobremesas, a nossa sugestão é recorrer ao cacau em pó. Esse ingrediente tem alto teor de flavonoides - antioxidantes que fazem bem para o coração, intestino e fortalecem a imunidade. Além disso, o cacau é fonte de ferro (mineral responsável pelo transporte de oxigênio entre as células) e de triptofano - mineral precursor da serotonina (hormônio do bem-estar).

Receitas:
Cenoura
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