Bolo de batata-doce: 4 versões fit da receita

Bolo de batata-doce é uma receita nutritiva e bem fácil de fazer - ótimo para servir no lanche da tarde ou no café da manhã!
Bolo de batata-doce é uma receita nutritiva e bem fácil de fazer - ótimo para servir no lanche da tarde ou no café da manhã!

Que tal fazer uma receita de bolo de batata-doce para comer no lanche com uma xícara de café? Se a ideia é apostar em sobremesas diferenciadas - fugindo de preparos com chocolate ou frutas - essa é uma excelente alternativa! Além de ser bem nutritiva (rica em fibras, cálcio, zinco, potássio, ferro e vitaminas do complexo B), a batata-doce rende uma massa de bolo bem macia e saborosa. Ficou interessado? Confira 4 versões de bolo de batata-doce (cozida ou crua) que ficam de dar água na boca!

Receita de bolo de batata-doce: aprenda 4 versões fit

Para fazer receitas de bolo de batata-doce mais nutritivas, uma boa dica é dar preferência para ingredientes integrais e pouco gordurosos. Você pode substituir a manteiga ou margarina pelo óleo de coco, por exemplo, e também usar farinha de aveia ou integral no lugar da farinha de trigo comum. Com essas substituições, o resultado fica menos calórico e mais rico em fibras, vitaminas e minerais. Confira o nosso passo a passo para não errar:

1. Bolo de batata-doce cozida fica mais cremoso

Caso você queira que a massa do bolo fique mais úmida, o ideal é utilizar a batata-doce cozida, que deixa uma textura mais cremosa no final. Aqui, a nossa dica é recorrer à farinha de trigo integral (que tem um teor mais alto de fibras) e apostar no açúcar demerara, que é uma opção mais natural que o refinado. O resultado fica um bolo de batata-doce cremoso perfeito para servir de lanche ou café da manhã!

Ingredientes

- 1 kg de batata-doce orgânica Taeq

- 3 ovos orgânicos Taeq

- 1 ½ xícara de açúcar demerara Taeq

- 4 colheres de sopa de óleo de coco sem sabor Taeq

- 2 xícaras de leite longa vida zero lactose Taeq

- 1 xícara de farinha integral Taeq

- 1 colher de sopa de fermento em pó

Para começar, descasque as batatas, corte-as em rodelas e leve-as para cozinhar em uma panela com água até que fiquem bem molinhas. Em seguida, escorra a água e amasse as batatas com um garfo (fazendo um tipo de purê)

Transfira as batatas amassadas para uma bacia e adicione os ovos. Misture bem com uma batedeira ou colher de pau. Adicione o açúcar demerara e misture mais uma vez, até ficar homogêneo. Junte o óleo de coco e mexa por mais uns minutos.

Para deixar a massa mais úmida, adicione o leite e misture mais uma vez - caso você não tenha uma batedeira, mexa por mais tempo com a colher de pau, ok? Para finalizar, adicione a farinha integral, misture, e junte o fermento em pó.

Mexa novamente e transfira a massa para uma forma grande (com furo no meio) e untada. Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 50 minutos. Fure a massa com um palito (para conferir se ela já está assada) antes de tirar, ok? Fica uma delícia e bem cremoso por dentro!

2. Bolo de batata-doce crua pode ser bem nutritivo

Você sabia que é possível fazer um bolo de batata-doce bem saboroso com o vegetal cru e ralado? Isso mesmo, essa versão também fica bem saborosa e nutritiva. Como a batata já é doce, você não precisa exagerar muito no açúcar (lembrando de usar as versões mais naturais em vez do refinado) e ainda pode usar especiarias, como a canela em pó, para dar um gostinho especial.

Aqui, a gente ainda traz um diferencial bem interessante: o uso das sementes de chia ajuda a deixar a massa ainda mais rica em fibras alimentares, proteínas, zinco e vitaminas do complexo B. Vale super a pena incluir esse ingrediente no preparo!

Ingredientes

- 3 ovos orgânicos Taeq

- ½ xícara de óleo de coco sem sabor Taeq

- ½ xícara de leite longa vida zero lactose Taeq

- 1 colher de chá de canela em pó

- 1 pitada de sal

- 1 xícara de açúcar demerara Taeq

- 1 xícara de batata-doce crua Taeq ralada

- 1 xícara de farinha de coco Taeq

- ½ xícara de aveia em flocos finos Taeq

- 2 colheres de sopa de sementes de chia Taeq

- 1 colher de sopa de fermento em pó

Em um liquidificador, coloque os ovos, o óleo de coco, o leite, a canela em pó, uma pitada de sal (para realçar o sabor), o açúcar demerara e a batata-doce crua ralada. Bata por alguns minutos, até a mistura ficar bem homogênea.

Chegou a hora de adicionar as farinhas e deixar a receita mais nutritiva! Adicione a farinha de coco, a aveia em flocos finos e bata mais uma vez. Use uma colher de pau para ajudar, se necessário.

Quando a massa estiver bem misturada, junte as sementes de chia e misture apenas com uma colher, sem bater. Junte o fermento em pó, misture suavemente mais uma vez e transfira para uma forma untada (com furo no meio) e deixe assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 35 minutos ou até a massa ficar bem assada. Prontinho!

3. Bolo de batata-doce com aveia é rico em fibras

Que tal fazer um bolo de batata-doce de liquidificador à base de aveia? Essa receita é bastante rápida de preparar e ainda é supernutritiva: tem um alto teor de fibras alimentares (nutrientes que concedem saciedade) e fica deliciosa! Aprenda a fazer em poucos passos:

Ingredientes

- 2 batatas-doces orgânicas Taeq

- 2 ovos orgânicos Taeq

- 1 xícara de açúcar demerara Taeq

- 2 xícaras de leite longa vida zero lactose Taeq

- 1 colher de sopa de óleo de coco sem sabor Taeq

- 2 xícaras de aveia em flocos finos Taeq

- 1 colher de sopa de fermento em pó

Para começar, descasque as batatas e corte-as em rodelas. Leve-as para cozinhar em uma panela com água até que fiquem molinhas. Depois, escorra a água e transfira as batatas cozidas para uma bacia. Amasse-as com um garfo e reserve.

Em um liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, o leite, o óleo de coco e bata bem, até que fique homogêneo. Em seguida, transfira essa mistura para a bacia com as batatas amassadas e mexa bem com uma colher de pau.

Para deixar a massa mais consistente, adicione a aveia em flocos finos e misture por alguns minutos, até que fique bem homogêneo. O resultado fica mais líquido, mas não tem problema, porque no final a massa fica bem úmida!

Para finalizar, junte o fermento em pó, misture novamente e transfira a massa para uma forma (com furo no meio) untada. Leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 45 minutos. O resultado fica um bolo de batata-doce cremoso - mais úmido e bem fofinho que harmoniza superbem com bebidas quentes.

4. Bolo fit de batata-doce com coco é bem docinho e saudável

Fazer uma mistura de batata-doce com coco gera um resultado bem interessante, sabia? Nessa receita de bolo, a massa é feita com a batata crua, o coco ralado e uma farinha de aveia rica em fibras que deixa o resultado ainda mais nutritivo.

Ingredientes

- 4 ovos orgânicos Taeq

- 120 ml de óleo de coco sem sabor Taeq

- ½ xícara de açúcar demerara Taeq

- ½ xícara de açúcar de coco Taeq

- 2 xícaras de batata-doce crua Taeq ralada

- 100 g de coco ralado

- 1 xícara de farinha de aveia Taeq

- 1 colher de sopa de fermento em pó

Em um liquidificador, coloque os ovos, o óleo de coco, os açúcares (demerara e de coco), a batata-doce crua ralada e bata por entre 3 e 5 minutos, até a mistura ficar homogênea.

Adicione o coco ralado e bata novamente. Em seguida, despeje a mistura em uma bacia, junte a farinha de aveia, o fermento em pó e misture bem com uma colher de pau. Garanta que a massa fique bem homogênea, ok?

Transfira para uma forma (com furo no meio) untada e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos. No final, a massa fica bem dourada e macia, não tem quem resista!

Mais noticias com...
Receitas:
Batata
Ver Mais

Últimas Matérias

Chá de cebola: para que serve e como preparar

Chá de cebola: para que serve e como preparar Chá de cebola: para que serve e como preparar

Que tal aproveitar cascas, talos, sementes e caules de vegetais para fazer diferentes receitas na cozinha? O chá de cebola, em especial, é uma bebida...

> Leia mais
Mozzarella de búfala: conheça os benefícios desse tipo de queijo

Mozzarella de búfala: conheça os benefícios desse tipo de queijo Mozzarella de búfala: conheça os benefícios desse tipo de queijo

Escolher tipos de queijo mais saudáveis para comer no dia a dia é importante para reduzir o consumo de sódio e gorduras. A mozzarella de búfala, em especial,...

> Leia mais
Macarrão de abobrinha é saudável e não tem glúten! Aprenda a preparar

Macarrão de abobrinha é saudável e não tem glúten! Aprenda a preparar Macarrão de abobrinha é saudável e não tem glúten! Aprenda a preparar

Considerado um prato vegano bem leve e nutritivo, o macarrão de abobrinha é fácil de preparar e fica delicioso! Aqui, em vez de usar o espaguete comum, a...

> Leia mais
Oat bran: saiba tudo sobre esse tipo de aveia

Oat bran: saiba tudo sobre esse tipo de aveia Oat bran: saiba tudo sobre esse tipo de aveia

Oat bran é sinônimo de saúde e você precisa experimentar! Este é um dos tipos de aveia e faz parte de receitas culinárias mais saudáveis, como o preparo de...

> Leia mais
Sobremesa de morango: 3 sugestões de doces com a fruta

Sobremesa de morango: 3 sugestões de doces com a fruta Sobremesa de morango: 3 sugestões de doces com a fruta

Quem não gosta de uma sobremesa de morango logo depois de um almoço de domingo, né? Os preparos com a fruta vermelha são supernutritivos e garantem um sabor...

> Leia mais
Queijo cottage: nutricionista explica o que é e quais são os benefícios

Queijo cottage: nutricionista explica o que é e quais são os benefícios Queijo cottage: nutricionista explica o que é e quais são os benefícios

O queijo cottage é uma opção simples e saudável para adicionar mais proteína às refeições! É possível encontrar diferentes tipos de queijo no mercado, mas...

> Leia mais
Qualidade desde a Origem: as boas práticas de Taeq para controle dos alimentos

Qualidade desde a Origem: as boas práticas de Taeq para controle dos alimentos Qualidade desde a Origem: as boas práticas de Taeq para controle dos alimentos

É sempre bom conhecer a origem dos alimentos que consumimos, não é mesmo? Melhor ainda é ter a certeza de que a comida que colocamos no prato passou por...

> Leia mais
Ovo cozido: conheça os benefícios e variações para comer todo dia

Ovo cozido: conheça os benefícios e variações para comer todo dia Ovo cozido: conheça os benefícios e variações para comer todo dia

O ovo cozido está presente na rotina alimentar dos brasileiros, principalmente daqueles que treinam regularmente e estão em busca de massa muscular magra!...

> Leia mais
Mindful eating: 10 passos para desenvolver uma alimentação consciente

Mindful eating: 10 passos para desenvolver uma alimentação consciente Mindful eating: 10 passos para desenvolver uma alimentação consciente

Praticar exercícios de mindfulness (atenção plena) ajuda a melhorar o foco, a memória, a concentração e ainda reduz o estresse e a ansiedade. A melhor parte...

> Leia mais
Suco de uva branco é uma delícia! Conheça os benefícios dessa bebida refrescante

Suco de uva branco é uma delícia! Conheça os benefícios dessa bebida refrescante Suco de uva branco é uma delícia! Conheça os benefícios dessa bebida refrescante

Adicionar alimentos light à rotina alimentar pode ser uma ideia muito saudável e o Suco de Uva Branco Integral Taeq é o exemplo perfeito disso! A bebida...

> Leia mais