Bolo de banana com pasta de amendoim

Fácil
30 minutos + tempo de forno
12 porções (690 g)
Bolo de banana com pasta de amendoim

Não tem como resistir a um bolo quentinho no lanche da tarde, não é mesmo? Melhor ainda é quando preparamos uma receita saborosa e ao mesmo tempo saudável - aí dá para comer sem sair da dieta. Aqui, nós separamos uma versão de bolo de banana com pasta de amendoim dos deuses. A melhor parte é que ela é feita com ingredientes bem nutritivos, como farinha de trigo integral, óleo de coco e açúcar demerara. Dá uma olhada no nosso passo a passo!

Modo de preparo

Descasque as bananas e amasse-as muito bem com um garfo;

Em um recipiente, bata os ovos com o óleo e misture a pasta de amendoim e a banana amassada;

Aos poucos, vá acrescentando o açúcar, a farinha e a aveia;

Por último, adicione o fermento misturando bem, mas levemente;

Coloque a massa em uma forma de bolo inglês (22 X 10 cm) untada com um pouco de óleo de coco e farinha;

Asse no forno preaquecido (200˚C) por aproximadamente 45 minutos;

Espere amornar para desenformar;

Com uma colher, mexa bem a pasta de amendoim até ficar cremosa e, então, cubra o bolo.

Banana é fonte de potássio e outros minerais

Fonte de fibras, diferentes vitaminas e minerais, a banana é uma fruta que pode (e deve) fazer parte do seu dia a dia de alimentação. Ela é conhecida, por exemplo, por ter alto teor de potássio - mineral importante para a saúde dos músculos (evita cãibras), ajuda no controle dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Ou seja, é indispensável para o funcionamento do corpo. Além disso, a banana é fonte de vitamina C (importante para a imunidade), fibras e vitamina B6, que atua na a produção de hormônios (como a serotonina) e anticorpos. Ou seja, a fruta também é ótima para a saúde do sistema nervoso.

Óleo de coco ajuda na perda de peso, no controle do colesterol e fortalece a imunidade

Muita gente não sabe, mas o óleo de coco é um grande aliado para a perda de peso, pois ajuda a acelerar o metabolismo e garante mais saciedade. Além disso, ele fortalece a imunidade - prevenindo gripes e resfriados - e ajuda no controle do colesterol, pois é fonte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL). Interessante, né?

Pasta de amendoim é fonte de proteínas, magnésio, potássio e outros nutrientes importantes para quem pratica exercício físico

Muito usada na culinária norte-americana, a pasta de amendoim - ao contrário do que muitos pensam - pode ser bem nutritiva e saudável. Ela é fonte de proteínas, carboidratos, magnésio, gorduras "do bem" (ômega 3 e 6), potássio e, por isso, é muito indicada para quem pratica exercício físico. Ela ajuda no ganho de massa muscular, faz bem para a saúde do coração e dá energia para a prática de atividades.

Aveia é fonte de fibras, vitaminas do complexo B e proteínas

A aveia é um tipo de cereal que pode ser usado no preparo de diversas receitas: bolos, pães, biscoitos, mingau, vitaminas, smoothies e por aí vai. Para quem não sabe, ela tem alto teor de fibras - ou seja, garante saciedade e auxilia no processo de digestão. Além disso, a aveia é fonte de proteínas (importantes para os músculos) e vitaminas B1, B2, B3 e B6, que concedem energia, auxiliam no processo metabólico e ajudam a controlar o colesterol. Por isso, a nossa sugestão é tentar incluir esse cereal no dia a dia de alimentação.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 127 kcal = 533 kj 6
Carboidrato 15 g 5
Proteína 3,7 g 11
Gorduras totais 5,8 g 11
Gorduras saturadas 2,4 g 0
Gorduras trans 0 g **
Sódio 0 mg 0
Colesterol 18 mg 6
Fibra alimentar 1,8 7
Vitamina A 0 mcg 0
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 1 mg 2
Cálcio 5 mg 1
Ferro 0,5 mg 4
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Receitas:
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