Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Beterraba, fígado e mais: conheça 6 alimentos que ajudam na cicatrização da pele
Guia Culinário 05/09/2018

Beterraba, fígado e mais: conheça 6 alimentos que ajudam na cicatrização da pele

Você sabia que a alimentação também pode ter ação cicatrizante? Seja para se recuperar depois de uma cirurgia ou acelerar a cura de um machucado na pele, tatuagem ou piercing, nada como seguir uma dieta que seja rica em alimentos que auxiliem nesse processo!

Por isso, além de pensar em pomadas e no que deve ser cortado do seu cardápio durante esse período – como é o caso da carne de porco, do camarão e da pimenta, por exemplo -, aposte também em alimentos que vão contribuir para uma melhor cicatrização da pele. Conheça alguns que você deve adicionar já na sua dieta:

1. Beterraba possui antocianina, que tem ação cicatrizante

Além de ter nutrientes importantes para a saúde e ajudar a emagrecer por ser livre de gorduras, a beterraba também contribui para a cicatrização da pele. Essa função se deve à presença da antocianina – que é responsável pela coloração roxa e ainda é um importante antioxidante para a pele.

2. Fígado tem ação cicatrizante por atuar diretamente nas células

Por ser rico em zinco, o bife de fígado é um dos alimentos indispensáveis na dieta de quem quer acelerar o processo de cicatrização da pele. Esse mineral auxilia nessa etapa por agir diretamente nas células que têm ação cicatrizante – como é o caso dos fibroblastos, que fazem parte do tecido conjuntivo. Para quem não gosta de bife de fígado, fica a opção de apostar em outras carnes vermelhas para aproveitar esse benefício.

3. Linhaça é rica em ômega 3, que ajuda na cicatrização

Além da versatilidade e do valor nutricional, você sabia que a linhaça também pode auxiliar na cicatrização? Isso acontece graças à presença do ômega 3, que tem uma boa ação cicatrizante, e do ácido alfa-linolênico (ALA), que ajuda nesse processo por ser capaz de produzir reações anti-inflamatórias.

4. Frutas vermelhas protegem os vasos sanguíneos graças aos flavonoides

Morango, cereja, amora, framboesa e demais frutas vermelhas também podem ser aliadas de quem está passando por qualquer processo de cicatrização. O motivo é a presença dos flavonoides – moléculas que, além de serem responsáveis pela cor avermelhada de todas elas, também ajudam a impedir a inflamação e a proteger os vasos sanguíneos.

5. Limão é rico com vitamina C, que contribui para a cicatrização

O limão, assim como outras frutas cítricas, também apresenta poder cicatrizante! A razão que justifica esse benefício é a presença da vitamina C, que contribui para a cicatrização natural do corpo por ser uma das substâncias que ajuda na formação do colágeno – proteína que dá estrutura e firmeza à pele.

6. Castanhas aceleraram o processo de cicatrização por serem ricas em zinco

Essas oleaginosas também aparecem como bons cicatrizantes! Isso acontece pela presença de gorduras com ação anti-inflamatória e, assim como o bife de fígado, por apresentarem zinco em sua composição – um dos nutrientes que ajuda a acelerar o processo de cicatrização da pele.

Veja mais