Berinjela grelhada com cottage e tomatinhos

Fácil
30 minutos
4 porções
Berinjela grelhada com cottage e tomatinhos

A receita de berinjela grelhada com cottage e tomatinhos é vegetariana e perfeita para servir no almoço ou no jantar. O legume é conhecido por ter baixo índice glicêmico, por isso é muito indicado para quem sofre com diabetes, e ainda dá energia e disposição para o organismo. Para aproveitar os benefícios do vegetal com muito sabor, aprenda agora como fazer berinjela grelhada.

Modo de preparo

Lave e enxugue as berinjelas.

Corte em 3 ou 4 fatias no sentido do comprimento.

Tempere com o sal e deixe descansar por alguns minutos. Pressione um pouco com as mãos para retirar o excesso de água nesse momento.

Em uma frigideira, aqueça o azeite e grelhe as fatias de berinjela até ficarem macias e douradas. Reserve.

Na mesma frigideira, sem lavar, doure os tomatinhos cortados ao meio com um pouco de sal. Reserve.

Preparo do pesto

No liquidificador, bata as folhas de manjericão com o azeite, as castanhas picadas, o limão, o sal e a pimenta até formar um molho denso.

Montagem

Sobre cada fatia de berinjela, acomode os tomatinhos, o cottage e o pesto. Sirva em seguida.

Berinjela orgânica é fonte de energia e controla os níveis de açúcar no sangue

A berinjela grelhada é um preparo saudável e cheio de benefícios para a saúde. Rico em vitaminas do complexo B e potássio, o legume estimula o bom funcionamento do sistema nervoso, melhora os reflexos e gera energia para o organismo. O ingrediente também é fonte de micronutrientes que fortalecem músculos e ossos, como cálcio e magnésio, e que são importantes para quem treina regularmente.

Por ser um ingrediente de baixo índice glicêmico, ele auxilia no controle do açúcar no sangue e é recomendado para diabéticos. Inclusive, a berinjela possui ação antioxidante e fibras, o que melhora a qualidade da pele, facilita a digestão e aumenta a imunidade. O vegetal é considerado uma boa opção para as refeições, pois é pouco calórico, ajuda a regular o intestino e previne câncer.

Queijo cottage é pouco gorduroso e fortalece os ossos

Incluir queijos brancos e com baixo teor de gordura nas receitas é sempre uma boa opção, e o queijo tipo cottage é um dos exemplos mais recomendados. O derivado do leite é fonte de cálcio, fósforo e potássio, minerais que promovem o fortalecimento de ossos e dentes e estimulam o aumento da massa muscular.

Por concentrar vitaminas do complexo B e proteínas, o ingrediente também é considerado uma boa opção para quem quer ganhar mais disposição e energia para o corpo no café da manhã. Além disso, o queijo cottage é fonte de colágeno, facilita a digestão, previne câncer de mama e diminui a perda de cálcio na menopausa.

Tomate sweet grape é bom para gripe e previne anemia

O tomate sweet grape é um dos tipos de tomate que você vai adorar experimentar. O ingrediente é rico em vitamina C, que ameniza os sintomas de resfriados e ajuda na defesa do organismo, acelerando a cicatrização de feridas na pele e outros machucados. O micronutriente também é responsável por auxiliar na absorção de ferro e, assim, prevenir anemia.

A hortaliça é muito indicada para preparos com queijos e ervas, como é o caso da berinjela grelhada com cottage e molho pesto. Mas se faltar sweet grape em casa, você pode optar pelo tomate cereja Taeq (apesar da diferença de formato). Fica igualmente saboroso e você garante os benefícios da receita.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 173 kcal = 724 kj 9
Carboidrato 5,2g 2
Proteína 4,4g 6
Gorduras totais 16g 29
Gorduras saturadas 2,9g 13
Gorduras trans 0g **
Sódio 109mg 5
Colesterol 12mg 4
Fibra alimentar 2,5g 10
Vitamina A 0mcg 0
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 6,9mg 15
Cálcio 21mg 2
Ferro 0,3mg 2
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