Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Berinjela emagrece! Conheça os seus benefícios e perca peso de forma saudável
Guia Culinário 16/11/2015

Berinjela emagrece! Conheça os seus benefícios e perca peso de forma saudável

Fruto de casca firme, a berinjela é um vegetal extremamente versátil e um dos ingredientes mais usadas na culinária brasileira! Com textura semelhante à carne, o que permite que ele seja utilizado em versões vegetarianas de vários pratos. Mas os benefícios não param por ai: por ser extremamente nutritiva e pouco calórica, o alimento é item indispensável nas mais variadas dietas, tendo propriedades que ajudam a “enxugar” a silhueta e fazem maravilhas pelo nosso corpo!

Brilhante e de cor roxa, a berinjela é repleta de nutrientes necessários para a manutenção da saúde, como explica a nutricionista Giovana Morbi: “A berinjela contém uma boa quantidade de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. É rica em água, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais como cálcio, ferro, potássio, magnésio e fósforo. É um alimento que fornece poucas calorias: uma unidade com cerca de 150 gramas oferece apenas 30 calorias e ainda é rica em fibras, que regulam o intestino e ajudam na redução do colesterol”.

O alimento, além de ser considerado emagrecedor, ainda possui efeitos diurético que ajudam a a limpar e desinchar o corpo. Com isso, ela também atua positivamente para diminuir a circunferência abdominal, através da substância chamada saponina, que age como um “sabão”, desfazendo as moléculas de gordura no sangue e assim impedindo que o organismo absorva-as.

A milagrosa água de berinjela: mito ou verdade?

Segundo Giovana Morbi, as fibras solúveis presentes na composição desse vegetal são os segredos por trás da famosa água de berinjela. Ao deixar o alimento de molho, elas se soltam. Essa água torna-se rica no nutriente, que no organismo se transformam em uma espécie de gel, capaz de absorver uma parte da gordura e elimina-la.

Outra vantagem da água de berinjela é a sensação de saciedade que ela dá que, junto com o efeito diurético, que elimina toxinas do corpo, reduzir o inchaço e hidrata ao mesmo tempo, fazendo dela um importante aliado na dieta. Giovana Morbi ensina a fazer a bebida:

“Coloque uma berinjela média picada de molho em 1/2 litro de água filtrada. Deixe de 8 a 12 horas e tome 4 dedos da água em jejum. Se não gostar de tomar dessa forma (muitos sentem náuseas pela manhã), use essa água em sucos”, destaca a profissional, alertando alguns cuidados necessários em relação ao consumo do alimento:

“Não existe alimento milagroso! Não adianta você comer tudo errado e tomar água de berinjela ao acordar achando que isso te emagrecerá. Para emagrecer você precisa de vontade, disciplina e principalmente, consciência de que isso não é uma questão de estética, é uma questão de saúde!”, finaliza.

Produtos relacionados