Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/11/2019

Benefícios do vinagre de maçã: 7 razões para usá-lo nas receitas com frequência

Você sabia que o vinagre de maçã pode trazer uma série de benefícios ao organismo? Muito usado para temperar saladas, esse ingrediente fornece vitaminas do complexo B, fibras e flavonoides (antioxidantes que combatem os radicais livres). Para te convencer que o vinagre de maçã é realmente benéfico, nós listamos 7 razões para usá-lo com mais frequência na cozinha. Confira!

1. Ajuda na perda de peso

É possível que você já tenha ouvido falar sobre como o vinagre ajuda na perda de peso. E isso realmente é verdade, sabia? Além de acelerar o metabolismo (funcionando como um tipo de termogênico), ele é fonte de ácido acético – uma substância que bloqueia a absorção de açúcar e amido. Desta forma, muitas calorias são eliminadas do organismo (em vez de serem absorvidas). Interessante, né?

2. Contribui para a digestão

Por ser fonte de fibras, o vinagre de maçã ajuda muito no processo de digestão: prolonga a sensação de saciedade e contribui para melhorar o funcionamento do intestino. Para turbinar o organismo com fibras e outros nutrientes importantes, a nossa sugestão é preparar uma salada de vegetais verde-escuros e, então, temperar com o vinagre de maçã.

3. Faz bem para a saúde da pele

O vinagre de maçã, para quem não sabe, também é fonte de antioxidantes – substâncias que inibem os radicais livres, combatendo o envelhecimento. Além disso, o alimento possui propriedades anti-inflamatórias, evitando o surgimento de acnes e outras inflamações na pele. Muitas pessoas, inclusive, aplicam o vinagre diretamente na pele (com a ajuda de um algodão) para tratar manchinhas, feridas e garantir mais limpeza.

4. Ajuda a tratar a diabetes

Você sabia que o vinagre de maçã é útil para o tratamento da diabetes? Ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e, além disso, contribui para a perda de peso. Então, caso a ideia seja ter um maior controle do açúcar no organismo, uma ótima dica é passar a consumir mais vinagre de maçã.

5. Por ter efeito antibiótico, ajuda a aliviar incômodos no estômago e intestino

Muita gente não sabe, mas o vinagre de maçã possui propriedades antibióticas, ajudando a tratar diarreias e infecções no estômago, por exemplo. O alimento também tem ação anti-inflamatória, antisséptica e antifúngica. Melhor impossível, né?

6. Ajuda a controlar o nível de colesterol do corpo

Para garantir que os níveis de colesterol ruim (LDL) não fiquem altos, outra dica interessante é recorrer ao vinagre de maçã. Vale lembrar que, além de temperar saladas, o vinagre também pode ser usado no preparo de marinadas e molhos. Você pode usá-lo para temperar peixes, por exemplo, que são fontes de ômega 3 e também ajudam no controle do colesterol.

7. Auxilia na higienização de vegetais

Usar o vinagre para a higienização de legumes, frutas e verduras também é uma ótima dica, sabia? Além de eliminar a maioria das sujeiras, ele consegue remover grande parte dos agrotóxicos (substâncias tóxicas) que estão presentes nos vegetais. Ao deixar os alimentos de molho em uma solução com vinagre de maçã, pode apostar que a lavagem será impecável!