Benefícios do rabanete: Descubra os poderes nutricionais dessa raiz para a saúde

Quem busca incrementar as possibilidades de cardápio, sem deixar de pensar nos nutrientes, deve incluir o rabanete na alimentação cotidiana. O vegetal, além de extremamente versátil, carrega componentes incríveis para a nossa saúde, que vão de aspectos estéticos até combate de doenças. Saiba mais sobre essa maravilhos raiz!
Quem busca incrementar as possibilidades de cardápio, sem deixar de pensar nos nutrientes, deve incluir o rabanete na alimentação cotidiana. O vegetal, além de extremamente versátil, carrega componentes incríveis para a nossa saúde, que vão de aspectos estéticos até combate de doenças. Saiba mais sobre essa maravilhos raiz!
Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

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Que tal incluir rabanetes no cardápio de sua alimentação saudável? Altamente nutritivo, essa raiz tem um sabor levemente picante que ajuda a realçar o paladar dos pratos em que é servido. Conhecido por seus benefícios medicinais, o consumo do vegetal pode potencializar a sua saúde, impedindo que alergias e infecções façam parte do seu dia a dia. Confira mais vantagens de incluir esse ingrediente na sua rotina!

Os rabanetes são excelentes fontes de nutrientes, tais como antioxidantes, que beneficiam o sistema imune, impedindo a ação dos radicais livres no organismo; fibras alimentares, que auxiliam o nosso sistema digestivo, além de vitamina C, potássio e fósforo, que ajudam no controle da pressão arterial e a saúde cardiovascular. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, o rabanete pode ser facilmente acrescido à sua alimentação:

"Pode ser adicionado em saladas, sucos ou, até mesmo, serve com uma lanchinho quase nada calórico para a sua tarde", destaca a nutricionista.

Quais são os benefícios do rabanete para o nosso organismo?

- Fonte de poucas calorias: Por ser pouco calórico, o rabanete é um ótimo vegetal para acrescentar nas dietas, além de ser rico em diversos nutrientes a raiz tende a auxiliar na perda de peso.

- Rico em fibras: Promove a sensação de saciedade, também colaborando com a perda de peso em uma dieta equilibrada. A raiz possui um baixo índice glicêmico que também ajuda a controlar a glicose no sangue.

- Diurético natural: Segundo a Dra. Paola, o vegetal possui efeito diurético, ajudando assim no tratamento de doenças urinárias. "Também alivia a inflamação e a sensação de queimação na hora de urinar", explica a profissional.

- Faz bem ao intestino: Fonte de fibras alimentares, o consumo do rabanete pode auxiliar na prevenção da prisão de ventre ou retenção de líquidos.

- Sistema respiratório: Faz bem ao sistema respiratório, colaborando para eliminação do excesso de muco. O rabanete age na congestão e reduz problemas como irritação no nariz, nos pulmões desencadeados por alergias respiratórias ou resfriados.

- Diminui a pressão arterial: Rico em potássio, mineral que promove o relaxamento dos vasos sanguíneos, o consumo de rabanete ajuda na circulação sanguínea e beneficia a pressão arterial. O potássio encontrado no alimento também é responsável por regular o metabolismo.

- Hidrata: O vegetal está na lista dos alimentos que possuem um alto teor de água, mantendo a hidratação da pele e combatendo a desidratação. Além disso, ajuda a desinchar o corpo e a regular a pressão.

Fonte de cálcio: Esse mineral é importante para a manutenção e o fortalecimento dos ossos, dentes e músculos. O cálcio também ajuda a regular os batimentos cardíacos, beneficiando a saúde cardiovascular.

Rabanete no combate ao câncer

Por sua capacidade antioxidante, o rabanete tem ação anticancerígena no organismo. Segundo estudos, a substância "isotiocianato", encontrada em grande quantidade no vegetal, tem ação eficaz contra as células cancerígenas. Além disso, os rabanetes são boas fontes de fibras que ajudam a combater o câncer de cólon, por exemplo.

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