Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios do aspargo: 6 razões para passar a consumir esse alimento nutritivo
Guia Culinário 12/06/2019

Benefícios do aspargo: 6 razões para passar a consumir esse alimento nutritivo

Nem todo mundo tem o hábito de usar o aspargo durante o preparo das refeições, o que é uma pena, já que esse alimento é rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Quer conhecer melhor os seus benefícios? Então veja a nossa lista e passe a aderir de vez esse ingrediente na cozinha!

Aspargo é rico em ácido fólico, a vitamina B9

A primeira vantagem do aspargo é a forte presença de vitamina B9, também conhecida como ácido fólico. Além de fortalecer o sistema imunológico, ela é muito indicada para quem tem problemas no intestino, já que ajuda o sistema digestório a funcionar melhor. No caso de gestantes há ainda uma vantagem a mais: esse nutriente previne uma má formação no tubo neural do bebê. De qualquer forma, o mais importante, no caso de grávidas, é consultar um nutricionista para saber qual dieta é mais indicada para o período da gestação.

Vegetal é fonte dos minerais cálcio e ferro

Por ser rico em cálcio, o aspargo fortalece ossos e dentes, evitando problemas relacionados ao enfraquecimento dessas duas partes do corpo, como é o caso da osteoporose. Além disso, o vegetal também é fonte de ferro, mineral responsável pelo transporte de oxigênio às hemácias e células musculares. Com isso, evita o surgimento da anemia, doença que gera fraqueza devido à baixa quantidade de ferro no organismo.

Possui ação diurética

Graças à sua ação diurética, o aspargo também ajuda a evitar a retenção de líquidos. Outra vantagem dessa característica é o combate a problemas relacionados aos rins. Por fim, evita aquela desagradável sensação de inchaço.

Aspargo tem ação antioxidante

Rico em vitamina E, o aspargo possui forte ação antioxidante. Isso significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, evitando a oxidação celular e consequentemente o envelhecimento precoce e até diferentes tipos de câncer. Também fortalece o sistema imunológico, reduzindo as chances de o corpo contrair alguma doença.

Atua na contração muscular

O aspargo também possui boas quantidades de potássio, o que significa que ajuda a regular os níveis de água no corpo. Além disso, atua na contração muscular, evitando o surgimento de cãibras.

É rico em fibras

As vantagens das fibras são muitas. Em primeiro lugar, evita problemas relacionados ao sistema digestório, o que inclui tanto o intestino preso quanto o solto. Elas também evitam a sensação de inchaço e ainda ajudam a dar mais saciedade ao organismo. Com isso, impedem a compulsão alimentar, fazendo com que o corpo consuma apenas o necessário para ficar bem.

Produtos relacionados