Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios da cebola: Saiba como esse poderoso alimento pode ajudar a sua saúde!
Guia Culinário 14/06/2016

Benefícios da cebola: Saiba como esse poderoso alimento pode ajudar a sua saúde!

Ingrediente marcante e que combina com as mais diversas opções gastronômicas, a cebola, além disso, é um poderoso alimento para a nossa saúde. Sempre adicionado a temperos e acompanhamentos de pratos, ela potencializa qualquer receita, tanto em questões de sabor e aroma, quanto em nutrientes essenciais para o organismo. Veja os poderes medicinais da cebola para a nossa vida!

Com um alto poder curativo, a cebola é uma hortaliça excelente para ser utilizado em estações de temperaturas mais frias, como o inverno, por causa de suas propriedades antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico (de defesa do organismo) de problemas gripes e resfriados, tão comuns nessas épocas do ano. A nutricionista Paola Lisboa salienta o poder do alimento para questões respiratórias, que também afetam muito as pessoas em dias mais secos:

“A cebola contém quercetina, um flavonoide responsável por diversas funções no organismos, entre ela melhorar alergias respiratórias como asma e bronquite, ajuda a melhorar inflamações e age no combate ao câncer”, explica a especialista.

A cebola também ajuda na circulação sanguínea. Veja outros benefícios!

A quercetina, que é encontrada em abundância na cebola, também beneficia na circulação do sangue, ajudando a prevenir a trombose e o envelhecimento das artérias e das veias. Além disso, melhora a capacidade do organismo de dissolver coágulos e também a equilibrar os níveis de colesterol.

Esse versátil e maravilhoso vegetal, ainda tem um valor nutricional extremamente rico em hidratos de carbono, que fornecem energia para o corpo, vitaminas A, B1, B2, C, K , P e betacaroteno, que contribuem para a saúde da pele e protegem a visão. A cebola ainda é rica em enxofre, tornando-a antisséptica e antibiótica ao agir organismo.

Veja como usar a cebola ao seu favor na alimentação

Para dores ou infecções de ouvido: Corte uma cebola e coloque-a dentro de uma meia (quanto mais fina, melhor). Feche com um nó e ponha no ouvido. Deixe a cebola agir e retire quando a dor passar.

Para cólicas: Pique a cebola em fatias e ferva. Deixe esfriar durante um tempo e coe. Beba uma colher de chá de hora em hora, até que a dor desapareça. Essa receita é, geralmente, usada em crianças.

Para o alívio de tosses: Uma boa forma de aliviar as tosses é usar a cebola em forma de xarope. Veja como: Reserve um pote largo com tampa, açúcar mascavo e cebolas cortadas em rodelas. Monte os ingredientes no pote alternando camadas: uma de cebola, outra de açúcar e assim sucessivamente, finalizando com o açúcar. Deixe descansar por uma noite e no dia seguinte você encontrará um líquido cor de mel, que é o xarope. Tome uma colher de chá de 3 em 3 horas para o alívio dos sintomas.

Cortes: Como a cebola tem propriedades antissépticas, a hortaliça protege a pele e se houver sangramentos, ajuda a controlar. Para isso, use a pele transparente da cebola em cima do ferimento, durante um curto espaço de tempo.

Melhora furúnculos e hemorragias: Com ação anti-inflamatória e antisséptica, você pode colocar uma rodela de cebola no local e tampar até o dia seguinte.

Purifica o ar: Espalhe fatia de cebola pela casa, assim, você impede a ação das bactérias e dos vírus que circulam; podendo aliviar os sintomas de alergias.

Alivia a congestão no peito: Triture uma cebola junto com um pouco óleo de coco, formando uma pastinha. Aplique no peito e proteja o local, vestindo uma camisa ou colocando uma toalha.