Bebida de soja: Sem lactose, o complemento funcional da sua alimentação saudável

As bebidas à base de soja estão cada vez mais populares e já fazem parte da rotina alimentar de muita gente, graças aos inúmeros benefícios que trazem à saúde.
As bebidas à base de soja estão cada vez mais populares e já fazem parte da rotina alimentar de muita gente, graças aos inúmeros benefícios que trazem à saúde.
As bebidas à base de soja estão cada vez mais populares e já fazem parte da rotina alimentar de muita gente, graças aos inúmeros benefícios que trazem à saúde.
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As bebidas à base de soja estão cada vez mais populares e já fazem parte da rotina alimentar de muita gente, graças aos inúmeros benefícios que trazem à saúde.

As bebidas à base de soja antigamente eram, em suas maiorias, consumidas apenas por pessoas intolerantes ou alérgicas à lactose, mas hoje o cenário é outro: os leites de soja e sucos enriquecidos com o extrato do grão estão cada vez mais populares e já fazem parte da rotina alimentar de muita gente, graças aos inúmeros benefícios que trazem à saúde.

Essas bebidas, de paladar intenso e encorpado, são excelentes acompanhamentos para frutas e cereais matinais - como o musli - complementando uma alimentação saudável. Elas oferecem todos os nutrientes que o grão da soja tem (já que são feitas com seu extrato obtido através de sua moagem), como vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. Dentre os benefícios oferecidos pela soja se destacam a prevenção do câncer e a proteção do sistema cardiovascular, como explica a nutricionista Ana Paula Stenzel:

"A soja é considerada um alimento funcional, pois, além de nutrir, possui componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco do surgimento de algumas doenças crônicas. No caso, o componente ativo da soja são as isoflavonas que, conforme apontado por alguns estudos, conferem esse efeito anticarcinogênico. Mais especificamente, a genisteína, uma das formas de isoflavonas, inibe enzimas envolvidas nos processos relacionados ao desenvolvimento de células tumorais. Alguns estudos apontam ainda para a função antioxidante de outras formas das isoflavonas, que também atuam evitando o dano e envelhecimento celular que podem levar ao câncer".

Além de serem pobres em gorduras saturadas, as bebidas à base de soja têm poder de reduzir o colesterol ruim (LDL) já presente no organismo e aumentar o bom (HDL), graças às gorduras poli-insaturadas encontradas no grão, como o ômega 6. Esse controle previne doenças cardiovasculares. Ainda pode ser encontrado na soja o ômega 4, que também está ligado à melhora da saúde do coração.

É preciso moderação para aproveitar os benefícios da soja

Mas, como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio. Apesar de todos os benefícios, o consumo excessivo da soja pode não surtir o efeito desejado. Pessoas com anemia ou que tenham hipotiroidismo, por exemplo, não devem exagerar. O consumo de soja para bebês e crianças com menos de dois anos também é contraindicado. "De uma forma geral as crianças não devem exagerar no consumo de alimentos à base de soja, uma vez que essa questão sobre impacto da soja no desenvolvimento ou atraso sexual ainda não está bem definida. Diante dessas questões, os produtos à base de soja devem ser consumidos com moderação, sugiro que no máximo 3 vezes por semana", finaliza a Dra. Stenzel.



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