Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Batata-doce na airfryer e outras 3 formas saudáveis de cozinhar o tubérculo
Guia Culinário 15/03/2022

Batata-doce na airfryer e outras 3 formas saudáveis de cozinhar o tubérculo

Você sabia que tem como cozinhar batata-doce de diferentes formas no dia a dia? Esse tubérculo é uma fonte de fibras, carboidratos complexos e vitaminas que têm muito a acrescentar na alimentação, podendo ser incluído em diferentes receitas no dia a dia. Para quem quer economizar tempo no preparo, por exemplo, recorrer à panela de pressão ou ao micro-ondas é uma ótima opção. O cozimento a vapor, embora seja mais lento, ajuda a conservar melhor os nutrientes da batata e a deixa em uma consistência bem molinha. Quer aprender como se cozinha batata-doce de formas distintas? É só continuar lendo!

1. Batata-doce na airfryer fica sequinha e bem crocante

Para fazer chips, palitos ou receitas de batatas rústicas, uma boa dica é recorrer à airfryer (fritadeira elétrica). Aqui, a batata-doce é frita sem precisar do uso de gorduras, o que garante um resultado muito mais saudável, sequinho e rico em nutrientes.

Aqui, uma boa dica é cortar a batata-doce em rodelas médias, temperá-la com sal, um pouco de azeite, páprica, orégano, pimenta-do-reino e outros temperos de sua preferência. Depois de garantir que os temperos estão bem espalhados, deixe a airfryer esquentar por 5 minutos a 200°C e, então, introduza as batatas. Programe a airfryer por 18 minutos para que as batatas fiquem cozidas, douradas e crocantes. O resultado fica bem saboroso!

Vale destacar que você também pode cortar as batatas em rodelas mais finas, para fazer a clássica receita de chips, ou então cortá-la em palitos mais grosseiros. Lembre-se de fazer o tubérculo com casca para aproveitá-lo integralmente, ok? Fica bem saboroso e nutritivo!

2. Receita rápida: como cozinhar batata-doce no micro-ondas

Caso você queira cozinhar a batata-doce de forma mais rápida para comer com uma salada verde ou filé de frango, por exemplo, a melhor opção é usar o micro-ondas. Aqui, o tubérculo fica pronto em menos de 10 minutos e, depois do cozimento, pode ser incrementado com os temperos de sua preferência – sal, pimenta, azeite, alecrim e por aí vai.

Primeiro, você deve lavar bem a batata-doce para remover todas as sujeiras que ficam na casca. Em seguida, seque-a e faça furos com um garfo por toda a sua extensão, para que ela consiga cozinhar bem por dentro. Enrole a batata-doce em 1 ou 2 folhas de papel toalha e, em seguida, umedeça bem (de modo que o papel fique bem grudado no tubérculo).

Posicione a batata em um prato e, então, leve para o micro-ondas em potência alta por 7 minutos. Passado esse tempo, espete a batata para ver se ela está bem cozida – se necessário, leve-a para o micro-ondas por mais 1 ou 2 minutos. Mas cuidado porque tanto o prato quanto o tubérculo ficam bem quentes, ok?

Espere esfriar um pouco, retire o papel toalha da batata doce e corte-a da forma que preferir. Quando cozinha dessa forma, ela fica em uma consistência bem macia e consegue absorver bem diferentes temperos. Vale a pena experimentar!

3. Saiba como cozinhar batata-doce na panela de pressão para economizar tempo

Para cozinhar uma quantidade maior de batata-doce – para fazer sopas, cremes ou só para servir de acompanhamento no almoço -, o ideal é utilizar a panela de pressão, que permite um cozimento bem mais rápido.

Para começar, lave bem as batatas-doces e as transfira para a panela de pressão. Cubra com água filtrada, adicione um pouco de sal e deixe cozinhar no fogo alto. Quando começar a chiar, marque 8 minutos e prontinho! Assim, as batatas ficam moles mais ainda firmes. Caso você queira que elas fiquem bem molinhas a ponto de desmanchar, o ideal é deixá-las na pressão por 12 minutos.

Depois do cozimento, tire bem a pressão da panela, remova as batatas e as consuma da forma que preferir. Você pode fazer um purê com óleo de coco, salsinha e outros temperos, por exemplo (nesse caso, é necessário cozinhar a batata sem a casca) ou consumi-la pura junto com outros vegetais. Fica por sua conta!

4. Como cozinhar batata-doce no vapor para reter melhor os nutrientes

Quando se trata de conservar os nutrientes dos tubérculos, raízes e outros vegetais, faz todo sentido recorrer ao cozimento a vapor – assim, os alimentos não perdem fibras, vitaminas e minerais para a água e ainda ficam bem macios.

Para começar, lave bem as batatas-doces e as corte em pedaços menores – o que vai ajudar a acelerar o processo de cozimento. Leve uma panela com água para ferver, despeje as batatas em um suporte para cozimento a vapor (pode ser uma panela com furinhos embaixo) e a posicione em cima da panela com água. Mas não deixe as batatas encostarem na água, ok?

Tampe tudo para acelerar o processo e deixe o tubérculo cozinhando por pelo menos 20 minutos ou até ficar bem molinho. Não tem erro! Esse método de cozimento é ótimo para quem quer fazer purês, por exemplo.

Quais são os benefícios da batata-doce?

Por ter um índice glicêmico não tão alto e ser fonte de carboidratos complexos (saudáveis), a batata-doce é considerada uma ótima opção para quem quer ganhar massa muscular. Esse tubérculo também é rico em fibras alimentares, vitaminas A, do complexo B, C, minerais como ferro, potássio e manganês, podendo trazer vários benefícios à saúde. Quando consumida regularmente, a batata-doce ajuda bastante a regular os níveis de colesterol, de glicose no sangue, fortalece a imunidade e ainda contribui para a saúde da visão (prevenindo doenças nos olhos, por exemplo).