Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Barrinhas Nuts: Antes, durante ou depois do treino? Saiba a hora certa de comer!
Guia Culinário 25/04/2017

Barrinhas Nuts: Antes, durante ou depois do treino? Saiba a hora certa de comer!

Sempre relacionadas às dietas esportivas de quem pratica atividades físicas constantemente, as barrinhas são alternativas práticas e funcionais para mantermos a alimentação em dia, seja antes, durante ou depois dos treinos. O produto, em suas mais variadas versões e sabores, como as de “nuts” (nozes verdadeiras como amêndoas, avelãs e castanhas), traz componentes importantes que dão força, ânimo e energia para o corpo desenvolver os exercícios de forma saudável e produtiva. Descubra mais benefícios dessas barrinhas e os melhores momentos para adicioná-las em nossa rotina!

As barrinhas de nuts cabem em qualquer cantinho da bolsa e caíram no gosto dos brasileiros, principalmente pela sua praticidade. Ideais para um pré-treino, por serem fontes de proteínas e energia para o nosso organismo, elas ajudam na prática de exercícios, dando mais disposição para o corpo e diminuindo, por exemplo, os riscos de hipoglicemia (queda dos níveis de glicose no sangue). Segundo a nutricionista Bianca Pires, contudo, embora seja um alimento de fácil consumo, é de suma importância estarmos atento ao quadro nutricional do produto:

“Quem inicia um planejamento alimentar logo pensa nas barrinhas. Elas podem ser uma ótima opção para um lanche rápido pré-treino, entretanto, é preciso conferir a tabela nutricional e o número de calorias presentes na barrinha, para ter certeza que ela é realmente tão saudável quanto promete”, alerta a nutricionista.

Barrinha de cereais caseira: Você já ouviu falar?

Para quem gosta de elaborar e inovar na cozinha, que tal fazer uma barrinha de cereais? Livre de qualquer ingrediente que possa interferir na sua alimentação saudável, a nutricionista Bianca Pires disponibilizou uma receita extremamente prática. Confira!

Ingredientes:

– 1 xícara de aveia em flocos grossos

– 1 xícara de aveia em flocos finos (ou farelo de aveia)

– 1/2 xícara de FLOCOS DE ARROZ

– 3 colheres de sopa de mel

– 2 bananas amassadas

– 1 xícara de castanhas quebradas (nozes, amêndoas, castanha do pará…)

– 4 tâmaras picadas (ou outra fruta seca como damasco ou passas de uva na mesma proporção)

– 1 banana passa (para barrinhas de banana, pode substituir por coco ralado ou o sabor de sua preferência)

– 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

– 1 colher de chá de canela em pó (opcional)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até formar uma massa bem homogênea e espalhe em uma forma (untada, de silicone ou coberta com papel manteiga). Passe uma espátula ou colher virada ao contrário, “alisando” a massa para que a parte de cima fique uniforme. Leve ao fogo baixo por aproximadamente 30 min (quanto mais tempo ficar no forno, mais crocante ficará). Retire do forno, transfira para uma tábua e corte em formato de barrinhas. Aconselho conservar na geladeira, em um recipiente bem fechado, por 5 dias no máximo.

*Bianca Pires (CRN4 12101187) é nutricionista com especialização em nutrição esportiva e estética. A profissional disponibiliza seus contatos para outras informações:Facebook /Instagram / nutricionistabiancapires@gmail.com