Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Barrinha de frutas: complemento ideal para as refeições
Guia Culinário 21/01/2015

Barrinha de frutas: complemento ideal para as refeições

Feitas para atender as demandas dos tempos atuais, as barrinhas de cereais, por suas praticidades, ganharam espaço nos bolsos e nas bolsas das pessoas, e fazem parte do cardápio na correria do dia a dia. Cada vez mais inseridas em dietas e regimes nutricionais, o aumento da diversidade de sabores e tipos do produto que estão no mercado criam um amplo leque de opções aos seus consumidores. E, das barrinhas mais consumidas hoje em dia, as feitas com frutas são as melhores alternativas a quem não abre mão de um “docinho” saudável.

Dependendo de sua composição, as barrinhas com frutas apresentam vantagens nutricionais, pois, além de saborosas, atendem a diferentes paladares. Elas podem complementar uma dieta saudável, aumentando o consumo de fibras e vitaminas, tão importantes para o bom funcionamento intestinal , redução da absorção de gorduras e sensação de saciedade.

Algumas barras substituem muito bem uma sobremesa, por exemplo, e são boas opções para dietas que não permitem doces mais calóricos. Além de saciarem a vontade de comer açúcar, elas possuem nutrientes que agregam benefícios ao corpo todo. De acordo com a nutricionista Éricka Carvalho, especialista em nutrição funcional, as barrinhas de cereais com frutas são ótimas alternativas para o cotidiano, desde que usadas como alimentos complementares às principais refeições.

“Na hora de comprar uma barrinha você deve ficar atento para as com menos açúcar ou gorduras e que sejam compostas por produtos realmente integrais. A maneira mais correta de saber se a barrinha é nutritiva é analisando o rótulo e checando a tabela de composição nutricional quanto à lista de ingredientes. Vale sempre ressaltar que as barrinhas não devem ser usadas para substituir as refeições nem as frutas, mas podem ser tranquilamente usadas entre as principais refeições nos chamados lanches intermediários”, destacou a nutricionista.

Ideal para todos os atletas

A função das barras de cereais é complementar a adequação do consumo de fibras que deve ser de 25 gramas por dia. Rica fonte de energia, ela é perfeita para quem pratica esporte, devendo ser consumida antes dos treinos. A barra fornece energia por tempo prolongado durante o exercício, devido ao poder da fibra de desacelerar a absorção de açúcar pelo organismo.