Banana dá gases? Entenda se a fruta pode gerar flatulência

Banana causa gases apenas quando consumida de forma excessiva - pois é rica em fibras solúveis e amido, nutrientes de difícil digestão
Banana causa gases apenas quando consumida de forma excessiva - pois é rica em fibras solúveis e amido, nutrientes de difícil digestão
Carine Rodrigues

Consultor:

Carine Rodrigues

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional pela GANEP.

Você sabia que existem alimentos que causam gases quando consumidos de forma excessiva (ou preparados de forma equivocada)? As leguminosas, em especial, precisam ficar de molho antes do cozimento - caso contrário, não é possível eliminar os antinutrientes, que estimulam a formação de flatulência. Mas e quanto às frutas? É possível que você já tenha ouvido falar que banana dá gases, por exemplo, mas será que isso realmente procede? Para esclarecer essa questão, nós conversamos com a nutricionista Carine Rodrigues, que explicou se a banana pode - ou não - causar flatos abdominais e os benefícios dessa fruta para a saúde. Vale a pena conferir!

É verdade que banana causa gases?

De acordo com a nutricionista Carine Rodrigues, o fato de um alimento causar flatulências está relacionado, muitas vezes, com o excesso e possíveis micronutrientes que não são facilmente absorvidos. "Quando consumida de forma exagerada, a banana pode causar flatulência, pois também é rica em fibras solúveis e amido, que são de difícil digestão", explica.

A boa notícia é que, seguindo um plano alimentar equilibrado, é possível evitar e até mesmo amenizar a dor de gases, sem precisar restringir nenhuma fruta ou leguminosa da dieta. "Os probióticos e alimentos ricos em fibras insolúveis, como os vegetais e os cereais integrais, podem contribuir para uma diminuição da produção de gases e para a saúde das células intestinais. O consumo de chás (erva-doce e hortelã) após as refeições também ajudam a reduzir o desconforto causado pelos gases", recomenda Carine.

Vale destacar, ainda, que cumprir certos hábitos na hora de comer pode ser decisivo para evitar a formação de flatos. A nutricionista dá ótimas recomendações para evitar esse problema: "Outras dicas que ajudam a diminuir a produção de gases são: evitar beber líquidos durante as refeições, comer devagar, mastigar bem e fazer atividade física regularmente", afirma.

Banana é rica em potássio, diferentes minerais e vitaminas importantes

Por mais que a banana, quando consumida em excesso, possa causar desconfortos abdominais, ela também traz uma série de benefícios e deve fazer parte da sua dieta. De acordo com a nutricionista, a fruta é altamente nutritiva e pode ser consumida de diferentes formas.

"A banana é uma fruta rica em carboidratos, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e triptofano. Esses nutrientes são importantes para dar energia, fortalecer o sistema imunológico, melhorar o humor e a saúde do coração. A banana também é um alimento muito versátil, pode ser utilizada no preparo de bolos, pães, tortas, shakes, sorvetes e doces dos mais variados tipos. Também pode ser consumida in natura, cozida ou assada", finaliza a profissional.

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