Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/06/2021

Banana com aveia é uma combinação nutritiva! Veja formas de consumi-la

Banana com aveia é uma combinação clássica e muito nutritiva da culinária! A fruta e o cereal são ricos em nutrientes, como fibras e minerais, que auxiliam no bom funcionamento do corpo e do intestino, além de fornecerem sensação de saciedade e promoverem uma alimentação mais saudável e balanceada. A dupla pode ser muito bem aproveitada para compor diferentes receitas saborosas. Veja formas de consumi-la!

1. Banana amassada ou fatiada com aveia

Você possivelmente se lembra de comer banana fatiada ou amassada com aveia na infância. Sabe o clássico dos clássicos? Pois é, esta combinação é a mais conhecida da lista por ser uma das mais simples e práticas de preparar. Em menos de 3 minutos a receita está pronta!

Ingredientes

– Banana

– Aveia em flocos

– Sementes de linhaça, chia e granola (opcional)

Para preparar, basta amassar ou fatiar uma banana inteira (ou mais, a seu gosto). Despeje aveia em flocos por cima e prontinho! Inserir também outros cereais, como sementes de linhaça, chia e granola, é uma ótima opção se você quer manter o intestino bem regulado.

2. Vitamina de banana com aveia

Para consumir antes de dormir ou logo ao levantar a cama, a vitamina de banana com aveia é muito apreciada. Uma bebida leve, que garante saciedade e cai bem em todas as estações do ano! O preparo é simples, rápido e pode ser feito em até 5 minutos.

Ingredientes

– 2 bananas

– ½ xícara de chá de aveia em flocos

– 1 ½ xícara de chá de leite integral

Coloque as bananas fatiadas no liquidificador e adicione o leite e a aveia em sequência. Bata bem até misturar por completo os ingredientes. Um brinde!

3. Cookie de banana com aveia

Opção diferenciada, mas mesmo assim, muito fácil de preparar! O cookie de banana com aveia é a combinação perfeita para qualquer hora do dia. Você pode comer de sobremesa, incluir no lanche do seu filho, oferecer para os seus convidados em casa e muito mais! Versátil, prático e muito saudável!

Ingredientes

– 2 bananas maduras

– 1 xícara de chá de aveia em flocos

– ½ xícara de chá de granola (opcional)

Amasse as bananas em uma vasilha. Em seguida, despeje a aveia em flocos no pote e a granola (se desejar) e misture bem. Unte uma forma e, com a colher, coloque porções da mistura separadamente. Com o forno preaquecido a 180 graus, espere de 15 a 20 minutos até que os biscoitos fiquem dourados. O ideal é consumir tudo em até 3 dias para não estragar e evitar desperdício.

4. Bolo de banana com aveia

O bolo de banana com aveia é bem indicado como sobremesa para pessoas que não resistem a um doce, mas não querem sair da dieta. Por não conter farinha de trigo, esta receita é considerada muito saudável e nutritiva, inclusive para atletas!

Ingredientes

– 1 ½ xícaras de açúcar (pode ser mascavo)

– 4 ovos

– ½ xícara de óleo

– 3 ou 4 bananas maduras

– 2 ½ xícaras de aveia fina (ou 1 caixa de 250 g)

– 1 colher de chá de canela (opcional)

– 2 maçãs fatiadas (opcional)

– 1 colher de sopa de fermento

Com o auxílio de um liquidificador, bata o açúcar, o óleo, os ovos e a banana. Depois, transfira a mistura para uma vasilha com a aveia e as pequenas fatias de maçã. Por fim, adicione a canela e o fermento. Leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Olhe com frequência para garantir o cozimento completo da massa. Tire quando estiver dourado.

5. Panqueca de banana com aveia

Sabe quando chega a hora do lanche da tarde e você só queria comer algo gostoso, mas diferente? A panqueca de banana com aveia é a solução! É uma combinação interessante para incluir na dieta antes e depois de treinos físicos também.

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de aveia em flocos

– 2 colheres de sopa de tapioca

– 2 ovos

– 2 bananas

– Canela a gosto (opcional)

– Mel (opcional)

Fatie as bananas e disponha em uma frigideira a fim de cobrir a maioria do espaço livre na panela. Depois, misture a tapioca, a aveia, os ovos e a canela em um pote e, em seguida, despeje na frigideira. Em fogo médio, deixe a panqueca cozinhar bem. Quando estiver quase no ponto, use uma espátula para virar e dourar o outro lado. Passe para um prato e finalize com mel por cima.

6. Mingau de aveia com banana

Por último, mas não menos importante: mingau de aveia com banana! Mais uma que remete à infância, esta combinação substitui muito bem a janta à noite e mantém o corpo saciado pela presença das fibras alimentares na banana. Dá até para sentir o cheiro!

Ingredientes

– 1 xícara de chá de leite

– 1 banana média picada

– 1 colher de chá de mel ou açúcar

– 3 colheres de sopa de aveia em flocos

– 1 colher de chá de canela em pó (opcional)

Em uma panela, coloque o leite, o açúcar e a aveia. Cozinhe bem até engrossar com cuidado para não queimar. Adicione a banana amassada e misture até encorpar o mingau. Você pode incluir a canela ou aguarde para acrescentar na finalização da receita. Bom apetite!