Banana assada

Fácil
15 minutos
2 porções
Banana assada

Você também gosta de misturar salgado com doce? A combinação banana + peixe, por exemplo, é típica do Nordeste brasileiro e faz bastante sucesso. Além de saborosa e bem original, essa mistura é altamente nutritiva, pois fornece vitaminas, minerais, fibras, ômega 3 e outros nutrientes indispensáveis para a saúde. O segredo para que o prato fique ainda mais gostoso é assar a fruta antes de acrescentá-la ao peixe. Quer aprender a fazer isso com maestria? Nós separamos uma receita de banana assada bem simples e que dá água na boca de qualquer um. Confira!

Modo de preparo

Descasque as bananas e corte-as no sentido do comprimento;

Unte a assadeira com o óleo de coco e disponha as bananas lado a lado;

Pincele-as com óleo de coco e tempere-as com sal e pimenta;

Salpique a muçarela e o alecrim e asse em forno preaquecido (180°C) por 20 minutos ou até dourarem;

Sirva acompanhado de filé de peixe.

Banana é fonte de potássio, vitamina C, B e minerais indispensáveis

Comer banana no dia a dia é importante por muitos fatores, sabia? Essa fruta é fonte de potássio - um mineral que auxilia na saúde do coração e dos músculos - e também fornece vitaminas indispensáveis, tais como a C (que tem ação antioxidantes) e as do complexo B (fundamentais para a saúde do sistema nervoso). Além disso, a banana é fonte de manganês, mineral que é importante para o processo de cicatrização, tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Óleo de coco ajuda a reduzir o colesterol, é rico em vitaminas A, E, K e antioxidantes

Muito usado no preparo de receitas veganas e vegetarianas, o óleo de coco é um dos mais versáteis e nutritivos que tem. Por estimular o funcionamento da tireoide (glândula que produz hormônios e regula órgãos importantes), o óleo de coco ajuda a controlar o colesterol, reduzindo o ruim (LDL) e aumentando o bom (HDL). Interessante, né?

Esse alimento também é fonte de outros nutrientes importantes: vitaminas A, E, K e antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. A nossa sugestão é tentar inserir esse tipo de óleo na dieta com mais frequência - ele pode ser usado no preparo de saladas, carnes, risotos e diferentes pratos. Que tal?

Alecrim é diurético, digestivo e fonte de minerais

Pertencente ao grupo das plantas medicinais, o alecrim traz vários benefícios ao organismo: tem ação diurética (isto é, contribui para hidratação e ajuda a combater inchaços) e tem propriedades digestivas. Além disso, ele é fonte de minerais indispensáveis na dieta, como cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Por isso, a nossa sugestão é usar essa erva para temperar os pratos no dia a dia.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 189 kcal = 794 kj 9,5
Carboidrato 24 g 8
Proteína 1,5 g 2
Gorduras totais 9,7 g 18
Gorduras saturadas 1,8 g 8,2
Gorduras trans 0 g **
Sódio 99 mg 4,1
Colesterol 9,5 mg 3,2
Fibra alimentar 1,7 g 6,8
Vitamina A 44 mcg 7,3
Vitamina D 0 mcg 0
Vitamina C 20 mg 44
Cálcio 107 mg 11
Ferro 0,5 mg 3,6
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Receitas:
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