Ballet Fly: conheça essa modalidade que combina movimentos do balé e do circo

Entre os benefícios do Ballet Fly está tonificar os músculos e aliviar o estresse
Entre os benefícios do Ballet Fly está tonificar os músculos e aliviar o estresse

Você já ouviu falar no Ballet Fly? Criado pela dançarina Letícia Marchetto, essa modalidade consiste em uma mistura de dança e movimentos de circo para trabalhar coordenação, resistência e expressão corporal em uma única atividade. Surgida para atender às necessidades das alunas de balé clássico da criadora - que desejavam um exercício que tonificasse melhor o corpo sem que fosse preciso apostar em uma opção muito distante da dança -, a prática vem ganhando cada vez mais adeptos e aparece como uma boa alternativa para quem não quer apostar em musculação ou outros métodos convencionais.

Dança, acrobacias de circo e métodos para proteger os movimentos ajudam a compor o Ballet Fly

Por ser inspirado no balé clássico, o Ballet Fly preserva muitos detalhes que lembram a dança - mas, diferentemente do primeiro, se caracteriza por ter movimentos mais contidos e também por contar com o auxílio de tecidos para a execução dessas acrobacias que trabalham força e coordenação ao mesmo tempo. Essa mistura foi resultado da experiência da própria criadora, que decidiu incorporar conceitos do tecido acrobático para criar uma técnica que conseguisse preservar toda a expressão corporal da dança enquanto também ajudasse a tonificar braços, pernas e trabalhar com a força de todo o corpo.

Durante a execução dos movimentos na aula, os alunos ainda aprendem a melhor maneira de se movimentar sem que prejudiquem a coluna, os ombros e as articulações - as áreas que mais costumam ser afetadas durante esse tipo de exercício. No entanto, a criadora explica que essa parte da segurança e conhecimento corporal é a maior semelhança com o pilates, porque toda a prática do método é focada nos movimentos do balé e nas acrobacias de circo.

Mas, atenção: ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ter um conhecimento prévio de nenhuma dessas práticas para só depois iniciar o Ballet Fly, porque os movimentos são aprendidos etapa por etapa, aula por aula.

Melhora da postura e perda de peso estão entre os benefícios da atividade

Agora que você já entendeu o conceito do Ballet Fly, já deve estar se perguntando: quais são, afinal, os principais benefícios dessa atividade? Como já falado, tonificar o músculo e dar mais força estão entre elas - mas não são as únicas: além disso, a dança com acrobacias de circo também contribui para a melhora da postura por ter uma série de exercícios de alinhamento; alonga todo o corpo; treina a coordenação motora; e ainda pode ser uma aliada de quem deseja perder peso por ajudar a queimar de 300 a 500 calorias por aula.

Além de tudo isso, como ocorre com a maioria dos exercícios físicos, o Ballet Fly também aumenta a sensação de bem-estar por ajudar a liberar endorfina - conhecida como "hormônio da alegria". Assim, junto com a parte física, aparece como uma boa opção para quem está tratando problemas emocionais - como ansiedade e depressão, por exemplo - ou apenas precisa de uma alternativa para aliviar o estresse diário.

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