Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Bacon vegano: Conheça versões saudáveis para substituir a carne de porco!
Guia Culinário 25/04/2017

Bacon vegano: Conheça versões saudáveis para substituir a carne de porco!

Bacon saudável existe? É possível? Sim, é! Para os veganos, vegetarianos,, ou simplesmente adeptos de uma alimentação saudável, livre da carne de porco, a gastronomia saudável está sempre inovando com novas opções para comermos bem, sem necessariamente abrirmos mão do sabor! Descubra ingredientes mais leves, nutritivos e naturais, para inovarmos nas mais variadas versões do bacon vegetal!

Se tratando de sabor, é muito difícil resistir ao cheirinho de um bacon saindo da chapa ou da frigideira, não é mesmo? Por isso, a culinária saudável logo arrumou uma forma para utilizarmos esse ingrediente sem pesar na alimentação. Segundo a nutricionista Bianca Sermarini, alguns alimentos naturais são versáteis e facilmente adaptáveis à gastronomia vegana para criar versões e dar nova cara aos alimentos de uma forma deliciosa, sem tanta gordura e baixa caloria:

“Tomate seco, cogumelos, abacate, alcachofra, cebola crispy, pasta de amendoim e coco podem substituir o bacon do porco em um sanduíche, por exemplo”, indica a profissional, explicando, abaixo, como é possível e fácil de preparar o seu bacon saudável em casa. Veja!

Receita de bacon saudável de coco

– 1 xícara de coco em fita

– 1 colher de sopa de molho shoyu

– ½ colher de sopa de fumaça líquida

– ½ colher de chá de páprica picante

– sal a gosto.

Modo preparo: Misture os ingredientes líquidos e o tempero. Cubra todo o coco com o líquido e coloque em uma forma untada com óleo de coco. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Mexa o coco de 5 em 5 minutos, para não queimar. Armazene em um pote de vidro com tampa.

Receita de bacon vegano de berinjela

– 1 berinjela média, cortada em fatias finas

– 1 colher de sopa de páprica

– 1 colher de café de fumaça líquida

– 2 colheres de sopa de vinagre de maçã

– 2-3 colheres de sopa de óleo de girassol

– 1 colher de sopa de agave, ou xarope de bordo

– 1 colher de chá de pó de alho

– ½ colher de chá de sal, ou a gosto

– 2 colheres de sopa de água, ou um pouco mais

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, exceto berinjela. Coloque as fatias em papel manteiga e dentro de uma assadeira. Pincele de um lado da berinjela cortada levemente com a mistura, adicione um pouco de água à mistura, se for necessário. A berinjela vai se tornar macia e se você preferir, poderá dar a forma real do bacon. Leve ao forno. Desidrate em forno baixo 100°C graus. Alterne os lados da berinjela para que fiquem iguais.

Como acrescentar o bacon vegetal no dia a dia?

Por ser uma forma saudável de substituir a carne de porco, o bacon vegano pode ser adicionado em diversas preparações, tais como saladas, massas, tortas salgadas, pizzas funcionais etc. Porém, como há uma variedade de alimentos disponíveis para preparar o bacon saudável, a alternância é interessante.

Restrição de consumo – Segundo a nutricionista não há restrições no consumo do bacon saudável, porém os hipertensos devem ficar atento aos molhos que são adicionados aos sanduíches, por exemplo:

“Pois muitos contém cloreto de sódio em sua composição. E alérgicos ao glúten e/ou lactose precisam verificar o rótulo dos produtos antes de consumi-los, pois podem conter traços de trigo ou leite”, finaliza a profissional.