Bacalhoada light

Fácil
1 hora
5 Porções de 250g cada
Bacalhoada light

Ama bacalhoada e desistiu do prato nas festas de final de ano que se aproximam por estar seguindo uma alimentação saudável? A dica é apostar na versão light para não precisar cortar essa iguaria do cardápio! Os ingredientes são basicamente os mesmos, mas o que varia é o modo de preparo com pouco sal - com a ajuda dos temperos que também entram para a receita - e apenas um fio de azeite como toque final. Vem aprender como fazer!

Modo de Preparo

- Afervente as postas de bacalhau;

- Escorra e desfie em lascas grandes;

- Cozinhe as batatas na água com um pouco de sal;

- Escorra e corte as pétalas de cebola e as batatas;

- Junte os tomatinhos e deixe murchar;

- Acrescente delicadamente as lascas de bacalhau;

- Tempere com o sal, se necessário, a castanha, a pimenta e o coentro;

- Em pratos individuais, coloque uma porção de bacalhau, ovos e regue com fio de azeite;

- Salpique o pão esfarelado.

Bacalhau faz bem para o coração por ser rico em ômega 3

Além do sabor inconfundível, que o faz um dos pratos indispensáveis nas festas de final de ano, o bacalhau também se destaca por entregar vários benefícios para a saúde. Para começar, ele faz muito bem para o coração por ser rico em Ômega 3. E não para por aí: ele também é essencial para o bom funcionamento da tireoide por ter selênio, auxilia na regeneração dos tecidos devido à presença de fósforo, regula a pressão arterial com a ajuda do potássio e é rico em vitamina D, nutriente que traz benefícios para artrite e lesões solares de pele.

Batata tem fibras alimentares e fortalece o Sistema Nervoso

Uma das maiores vantagens de comer a batata cozida, como é indicado na receita, se deve ao fato desse modo de preparo preservar todos os nutrientes do alimento. Dentre eles, estão as fibras alimentares que aumentam a sensação de saciedade, as proteínas que garantem mais energia e, ainda, as vitaminas do complexo B, que fazem muito bem para o Sistema Nervoso. Além disso, a batata ainda é fonte de sais minerais e traz benefícios para a pressão arterial e a digestão.

Cebola melhora a circulação do sangue e equilibra os níveis de colesterol

Além de ser versátil e aparecer em diferentes preparações, a cebola também é um poderoso alimento! Por ter quercetina em abundância em sua composição, ela beneficia a circulação do sangue e ajuda a prevenir a trombose e o envelhecimento das artérias e das veias. Além disso, ela também equilibra os níveis de colesterol e faz com que o organismo melhore a capacidade de dissolver coágulos.

Ovo é rico em antioxidante e traz benefícios para a memória

Fonte de proteína e aminoácidos, os ovos também entregam benefícios para a saúde. Rica fonte de antioxidantes, eles fortalecem a saúde cardíaca e ajuda na prevenção do câncer; têm carotenoides que fazem bem para a saúde dos olhos; e ainda contam com uma substância - a colina - que contribui para o desenvolvimento cognitivo e a memória.

Temperos como coentro e pimenta reduzem o consumo de sal

Além de todos esses ingredientes, a receita do dia também tem a vantagem de diminuir a quantidade de sal por contar com a adição de temperos como o coentro e a pimenta - o que é ótimo para que a comida não ofereça riscos de hipertensão sem que perca o seu sabor.

Além disso, eles ainda têm benefícios! O coentro, por exemplo, ajuda a limpar o organismo por ter ação detox, enquanto a pimenta ajuda a emagrecer e tem propriedades anti-inflamatórias.

Informação Nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 428Kcal ou 1798Kj 21
Carboidrato 24g 8
Proteína 52g 69
Gorduras totais 14g 25
Gorduras saturadas 2,4g 11
Sódio 22mg 1
Colesterol 199g 66
Fibra alimentar 1,5g 6
Vitamina A 90mcg 15
Vitamina D 0,2mcg 4
Vitamina C 9mg 20
Cálcio 298mg 30
Ferro 3,4mg 24
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