Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 19/09/2019

Ayurveda é boa para a azia? E para a acne? Saiba o que essa medicina pode tratar

A Ayurveda (ou Ayurvédica), para quem ainda não conhece, é uma medicina indiana milenar, considerada uma das ciências da saúde mais antigas que existem. Não é pouca coisa, né? O mais interessante é que ela propõe tratamentos diferenciados (com remédios fitoterápicos e uma alimentação balanceada) e um estilo de vida sempre voltado ao equilíbrio mental e corporal.

De acordo com a nutricionista Astrid Pfeiffer, a Ayurveda traz vários benefícios. “Assim como a nossa medicina tradicional, a Ayurveda propõe uma série de tratamentos para melhorar problemas como acne, azia, distúrbios psiquiátricos, hormonais e até do sistema imunológico, como a esclerose múltipla. Através da alimentação, de ervas específicas e de remédios ayurvédicos, essa medicina consegue tratar todo tipo de doença”, explica a profissional. Quer aprender mais sobre os tratamentos ayurvédicos? É só continuar lendo!

Medicina Ayurvédica é ótima para prevenir azia, dores de gases e garante o equilíbrio do sistema digestivo

Aquele ditado “a gente é o que a gente come” realmente faz todo sentido, principalmente para os adeptos da medicina Ayurveda. Quando nos alimentamos de forma equilibrada – levando em conta o que o corpo necessita – todo o organismo tende a funcionar melhor.

É justamente isso que a medicina Ayurvédica propõe: o estudo dos doshas (pitta, vata e kapha) para buscar atender o organismo da melhor forma possível. Cada pessoa possui um dosha predominante – mas, para que o corpo esteja e permaneça em harmonia, todos devem estar em equilíbrio. É aí que o tratamento ayurvédico entra!

Quando a pessoa sofre com problemas relacionados ao sistema digestivo, como gastrite e azia, o mais indicado buscar um tratamento totalmente voltado para a alimentação. Seguindo a lógica da Ayurveda, existe um fogo digestivo (conhecido como Agni) que é responsável pelo metabolismo do corpo.

Quando o Agni está em boas condições, o processo de digestão ocorre de forma perfeita. Mas, caso haja algum desequilíbrio (como excesso de comida no estômago ou acúmulo de toxinas, por conta de um a má alimentação, por exemplo), o fogo tende a se desregular, levando a problemas como azia, inflamações e dores de gases.

Para tratar esse problema, a Ayurvédica dispõe de uma série de remédios, alimentos e práticas terapêuticas. É indicado, por exemplo, consumir chás que previnem gases (como o de erva-doce), pimentas para estimular a produção de enzimas digestivas e sucos de gengibre com limão e cúrcuma antes das refeições para equilibrar o sistema digestivo. A medicina Ayurveda também utiliza muitas ervas medicinais e frutas como a amla (frutinha com alto teor de fibras e antioxidantes). Todos os tratamentos são feitos da forma mais natural possível. Interessante, né?

Acnes também podem ser tratadas com a alimentação Ayurveda

Quem sofre com problemas de pele também pode recorrer aos tratamentos ayurvédicos, sabia? Com uma boa alimentação e remédios naturais é possível tratar inflamações (como as temidas acnes) e também possíveis manchas que brotam na pele (tal como a melasma).

De acordo com a medicina Ayurveda, a nossa alimentação influencia diretamente na saúde da nossa pele. Por isso, para evitar o surgimento de acnes e outras inflamações, é muito importante garantir que o sistema digestivo esteja em bom funcionamento para evitar que as toxinas atinjam a pele, ocasionando as acnes. Mesmo assim, muitos terapeutas ayurvédicos defendem a importância de analisar caso a caso, pois cada pessoa possui um dosha dominante, que deve ser examinado para saber a forma certa de tratamento.

De uma forma geral, o tratamento da Ayurveda contra acnes consiste em um corte maior de alimentos muito gordurosos, ricos em açúcar refinado e pouco nutritivos. O ideal é apostar em alimentos naturais (frutas, legumes e verduras), assim com receitas detox (chás e sucos, por exemplo) que ajudem a revitalizar a pele.

Ayurveda também ajuda a tratar doenças mais sérias, como diabetes, hipotireoidismo e esclerose múltipla

Além de tratar problemas como acne e azia, a medicina Ayurveda também propõe tratamentos a longo prazo para doenças como hipotireoidismo, diabetes, esclerose múltipla e até mesmo ansiedade e depressão. No entanto, essas doenças precisam de um maior acompanhamento e, por isso, é necessário agendar consultas frequentes com médicos ayurvédicos. Esses tratamentos mais sérios sempre levam em conta os doshas do paciente para buscar o equilíbrio acima de tudo. Além de usar a alimentação para o tratamento, existem também terapias com aromas e massagens com óleos e ervas que servem para relaxar e curar o corpo.