Avocado: descubra os benefícios desse parente do abacate na sua alimentação

O avocado é um tipo de abacate menor, mais escuro, concentrado (pois possui menos água) e menos calórico
O avocado é um tipo de abacate menor, mais escuro, concentrado (pois possui menos água) e menos calórico

Você sabia que o avocado tem propriedades muito benéficas à saúde? Essa fruta, que é muito confundida com o abacate comum, costuma ser usada na salada ou para preparar pastas. São muitas as opções de receitas envolvendo esse alimento tão querido! O avocado também possui menos água e é menos calórico que o abacate comum. Por isso, muita gente acaba optando por essa fruta, já que - por ser mais concentrada - ela também é mais rica em fibras, vitaminas e nutrientes. Quer conhecer melhor os benefícios do avocado? É só continuar lendo!

Avocado é um excelente antioxidante

Os antioxidantes são responsáveis por atrapalhar a ação oxidante dos radicais livres - retardando o envelhecimento das células e o aparecimento de mutações (que ocasionam o câncer). E um dos principais benefícios do avocado é, justamente, possuir esses agentes! Isso porque ele tem substâncias (como os carotenóides) que são antioxidantes naturais, e também ajudam a prevenir doenças como o Alzheimer e a diabetes. Uma boa dica é tentar consumir um pouco de avocado todos os dias, seja de forma in natura ou através de pastas e outras receitas.

Rico nas vitaminas A, B, C e E

Outra grande vantagem do avocado é o fato de ele ser rico em vitaminas fundamentais para a nossa saúde. A vitamina A, por exemplo, é conhecida pelos benefícios que traz para a visão, pois protege os olhos contra a degeneração. Já a vitamina C é um dos principais remédios contra a baixa imunidade: concede energia ao corpo e dá um up no sistema imunológico. A vitamina E, por sua vez, se destaca principalmente por sua ação antioxidante, enquanto as do complexo B ajudam na renovação das células e na saúde do cabelo, da pele e do sistema nervoso.

Avocado é fonte importante de potássio

Apesar de muita gente relacionar o potássio à banana, é importante destacar que o abacate também é uma fonte incrível desse mineral. Aliás, esse é um dos nutrientes que mais se destacam na fruta - auxiliando a fortalecer os músculos e a controlar a pressão arterial, pois equilibra a quantidade de sódio no organismo. Por ter essa alta concentração de potássio - até duas vezes mais que a banana! - o avocado também é um ótimo alimento para quem pratica exercícios. Isso porque ele é bem nutritivo e ajuda a prevenir cãibras nos músculos.

Fruta ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL)

Além de ser altamente nutritivo e saboroso, o avocado também é muito indicado para quem precisa diminuir as taxas de colesterol LDL (considerado ruim). Isso porque ele possui gordura monoinsaturada, que inibe a absorção do colesterol no organismo. Além disso, o avocado dá uma maior sensação de saciedade devido à grande concentração de fibras, e por isso ajuda na digestão e garante que você coma menos durante o dia. Uma boa recomendação é comer um avocado todos os dias, na parte da manhã ou da tarde.

Dica extra: Você já deve ter ouvido falar do guacamole, um prato de origem mexicana supernutritivo feito a base de abacate ou avocado. Ele é um tipo de pasta que contém essa fruta triturada junto com outros ingredientes - cebola, tomate, coentro, alho, sal, azeite, suco de limão e a famosa pimenta malagueta, que não pode faltar em um prato tipicamente mexicano. Depois de pronto, o guacamole pode ser servido com torradas ou pãezinhos. Fica por sua conta!

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