Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo
Guia Culinário 05/11/2021

Aveia solta o intestino? Especialista explica como o cereal age no organismo

Você certamente já ouviu falar que comer aveia solta o intestino, né? O cereal é um alimento muito rico e não há quem discorde disto! Porém, nem todos conhecem os benefícios do ingrediente para o cardápio. A aveia possui alto teor de proteína e gorduras saudáveis, além de proteger a saúde devido às substâncias antioxidantes e o baixo índice glicêmico que apresenta. E ainda tem muito mais! Nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes para entender se aveia prende ou solta o intestino e as diferentes maneiras de consumi-la na rotina alimentar.

Sim, consumir aveia solta o intestino

A resposta para a dúvida se a aveia solta o intestino é sim! Essa influência do alimento no organismo tem a ver com as propriedades que o compõem. De acordo com a nutricionista, a fibra que se destaca no cereal é a beta-glucana. Ela atua na regularização do trânsito intestinal, na redução do colesterol, no controle da pressão arterial e também auxilia na diminuição da glicose do sangue. É um superalimento para a prevenção de doenças cardiovasculares e outras possíveis complicações!

Entenda quais os benefícios da aveia para o intestino

A aveia faz bem pro intestino, de fato! Afinal, ela possui uma ação semelhante aos medicamentos laxativos, mas sem efeitos colaterais ou prejudiciais à saúde. No que diz respeito ao processo fisiológico, a beta-glucana e outras fibras alimentares são responsáveis por promover a retenção de água, o aumento do peso do bolo fecal, assim como da regularidade de evacuações.

“Com o volume aumentado, há o amolecimento das fezes, promovendo os movimentos intestinais e, consequentemente, o aumento da frequência de evacuações e excreção de gorduras. Outro ponto importante é que essa combinação de fibras serve como alimento para as bactérias probióticas, que são importantes para todo o funcionamento intestinal”, explica Luciana.

Saiba mais benefícios da aveia para o organismo

Se você ainda não sabe para que serve aveia além da influência positiva para o intestino, a profissional destaca mais alguns benefícios. Segundo Luciana, o cereal também aumenta a sensação de saciedade e pode ser de grande ajuda nos processos de perda e controle do peso. “Como a fibra demora a ser digerida, a pessoa tem a sensação de que o estômago ainda está cheio”, aponta.

Preparos com cereais: mingau de aveia solta o intestino também

O mingau de aveia solta o intestino quando consumido com regularidade e também é uma sugestão para um cardápio saudável! O preparo estimula evacuações regulares e melhora quadros de constipação. A especialista indica que o alimento esteja presente na alimentação diária, como no café da manhã, lanche da tarde ou ceia, mais à noite. Por ser uma preparação fácil, serve para todas as idades e pode-se utilizar tanto a aveia em flocos quanto o farelo.

Descubra outras 3 opções de como consumir aveia para soltar o intestino

Além do mingau de aveia, há diferentes formas de adicionar o cereal na alimentação. A nutricionista aproveitou a oportunidade para oferecer outras sugestões de preparos para incluir o ingrediente na rotina.

1. Vitamina com Aveia em Flocos Regulares Taeq

Luciana afirma que é uma ótima sugestão de pré-treino. A aveia pode ser consumida misturada a frutas ou batida com leite vegetal e gelo para um smoothie.

2. Panqueca com Aveia Integral Flocos Finos Taeq

A receita de panqueca de aveia é bem famosa por ser uma forma prática e saborosa de incluir o ingrediente no dia a dia. A profissional diz que o preparo com frutas e ovos substitui muito bem o consumo de pão branco.

3. Bolo integral com Farinha de Aveia Taeq

“Preparar um bolo integral utilizando a aveia no lugar da farinha de trigo branca também é uma forma de consumo interessante para a saúde”, finaliza Luciana.