Feriado à vista: aumente sua imunidade com 8 alimentos que te fortalecem!

<strong>Projeta-se -</strong> Além de ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos regulares e controlar os níveis de estresse, a alimentação é parte crucial para a imunidade do corpo
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Andrea Stingelin Forlenza

Consultor:

Andrea Stingelin Forlenza

Formada em Nutrição pela Uninove e em Farmácia-bioquímica pela USP, possui pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional, Fitoterapia e Farmácia Estética e é especialista em Nutrição Clínica Funcional e Estética.

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Niguém gosta de ficar vulnerável a gripes e resfriados. Principalmente com feriados à vista, é importante manter-se saudável para aproveitar os dias de folga. Felizmente, com uma alimentação adequada, o organismo consegue combater essas doenças mais rapidamente, como também evitá-las por completo. Algumas práticas são necessárias para deixar a imunidade forte. Por exemplo, ter boas noites de sono, fazer exercícios físicos regulares e controlar os níveis de estresse. Mas o principal mesmo é manter uma dieta saudável e balanceada. A nutricionista e farmacêutica Andrea Forlenza deu dicas do que consumir para fortalecer a imunidade.

Alimentos que fortalecem a imunidade!

1) Iogurte: o iogurte é uma ótima fonte de probióticos. Estes são organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, podem melhorar o funcionamento do intestino, um órgão importante na regulação da imunidade.

2) Cogumelos: existem diferentes tipos de cogumelos, como o shiitake, o Shimeji e o Champignon. Independente do tipo, eles são aliados da imunidade já que fortalecem o corpo por serem boas fontes de proteínas vegetais.

3) Alimentos cítricos: acerola, laranja, kiwi e pimentão são alguns dos alimentos fontes de vitamina C. Esse nutriente tem poder antioxidante e auxilia no fortalecimento do organismo.

4) Alho: o alho é outro alimento que ajuda no bem estar do organismo. Por conter alicina, um importante antimicrobiano, essa raiz ajuda a combater infecções. Uma dica antes de usar no preparo de diferentes pratos é picar ou socar o alho, deixando-o descansar por 10 minutos para que ele libere totalmente o seu potencial da cura.

5) Geleia real: assim como o mel, a geleia real é produzida pelas abelhas. Esse alimento é uma fonte rica de nutrientes como ferro, cálcio, vitamina D e E, fortalecendo assim o corpo. "Nesta podem entrar também o mel e o pólen, mas a geleia real é mais completa", comenta a nutricionista.

6) Vegetais verde escuros: couve, brócolis e espinafre são alguns dos vegetais que se encaixam nessa categoria. Estes, por serem fontes de vitamina B9 (ácido fólico), auxiliam na formação das células de defesa do organismo.

7) Chia e linhaça: estas sementes, assim como os peixes, são ricas em ômega 3. Este nutriente é uma uma gordura que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Ele funciona também como protetor do coração, além de auxiliar na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

8) Gengibre: o gengibre é uma raiz que tem poderes anti-inflamatório e bactericida. Isso faz com que o consumo deste auxilie no combate a inflamações e infecções no organismo, ajudando o sistema imunológico.

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