Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aula de circo: como essa prática melhora a saúde física e proporciona bem-estar
Movimente-se 13/06/2018

Aula de circo: como essa prática melhora a saúde física e proporciona bem-estar

O circo é uma arte milenar, e aqui no Brasil durante muito tempo ficou associada a picadeiros itinerantes com pessoas que abriram mão de uma vida mais tradicional para encantar o público com truques e malabarismos. Hoje, não é preciso esperar um grupo chegar na sua cidade para ver esse tipo de apresentação, já você pode fazer parte dela em uma simples aula de circo. Mas esqueça as tradicionais lonas, pois agora é possível aprender a arte circense em uma academia.

Tecido acrobático: por que praticar

Antes de mais nada, é bom lembrar que quando falamos em circo nos referimos a uma série de modalidades apresentadas por diferentes profissionais. Mas a mais oferecida em academias é, definitivamente, o tecido acrobático, que muitas vezes nem é relacionado ao circo em si. Aqui, os movimentos são aéreos, o que pode assustar no início, mas vale a pena encará-los para conquistar todos os seus benefícios.

Se o seu objetivo é perder peso, essa é uma ótima opção de exercício. Isso porque uma hora de aula pode eliminar até 500 calorias, o que equivale a quase uma hora de corrida. Sem mencionar que a prática também ajuda a definir os músculos do corpo, especialmente no que diz respeito aos braços e ao abdômen.

Agora imagine por um momento que nessa aula você precisará ficar no ar preso apenas pelo tecido, como ocorre com o yoga aéreo. Para não cair será necessário ter bastante equilíbrio, que também é muito bom para o nosso bem-estar. Isso sem falar que, assim como ocorre com outros exercícios físicos, evita dores corporais, melhora a postura, o condicionamento físico de uma forma geral e ainda eleva a autoestima.

Acrobacias aéreas utilizam também trapézio e mastro

Também conhecida como petit volant, a acrobacia aérea é outra opção de modalidade circense que começou a ser ensinada em academias. Aqui, embora o tecido possa aparecer mais uma vez, o trapézio e o mastro, típico do pole dance, também são utilizados. De uma forma geral os seus benefícios são os mesmos dos do tecido, mas com a vantagem que, por utilizar diferentes aparelhos, ajuda a trabalhar áreas do corpo que talvez fossem deixadas um pouco de lado durante o exercício. Além disso, as acrobacias dão ainda mais flexibilidade, já que muitas vezes são feitas em duplas ou em grupo.

Aula de circo pode ser feita por qualquer um

Embora alguns exercícios sejam mais famosos, a aula de circo de uma forma geral melhora o condicionamento físico de quem a pratica. Inclusive, elas podem ser praticadas por pessoas de todas as idades, sendo recomendadas tanto para crianças quanto para adultos. No caso dos pequenos permite que eles pratiquem um exercício de forma de lúdica, além de fazer com que socializem uns com os outros e percam alguns pequenos medos. Isso sem falar, claro, que se trata de um exercício físico.

Muitas academias ensinam nessas aulas modalidades típicas de uma apresentação de circo, como estrela, rolamento, cambalhota, perna de pau, parada de mãos (bananeira), ponte e, claro, acrobacias de uma forma geral. Tudo isso ajuda a dar concentração, mostrando que o circo é uma arte que beneficia tanto o corpo quanto a mente de quem o pratica.

Veja mais