Atividades físicas: Sozinho ou em grupo? Conheça as vantagens das duas opções!

Sozinho ou em grupo? Qual é a melhor forma de praticarmos esportes? De fato, o importante é fazer atividades físicas, contudo, cada maneira tem suas peculiaridades e benefícios próprios. Confira as principais diferenças!
Sozinho ou em grupo? Qual é a melhor forma de praticarmos esportes? De fato, o importante é fazer atividades físicas, contudo, cada maneira tem suas peculiaridades e benefícios próprios. Confira as principais diferenças!
Sozinho ou em grupo? Qual é a melhor forma de praticarmos esportes? De fato, o importante é fazer atividades físicas, contudo, cada maneira tem suas peculiaridades e benefícios próprios. Confira as principais diferenças!
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Sozinho ou em grupo? Qual é a melhor forma de praticarmos esportes? De fato, o importante é fazer atividades físicas, contudo, cada maneira tem suas peculiaridades e benefícios próprios. Confira as principais diferenças!
Sozinho ou em grupo? Qual é a melhor forma de praticarmos esportes? De fato, o importante é fazer atividades físicas, contudo, cada maneira tem suas peculiaridades e benefícios próprios. Confira as principais diferenças!

No esporte, em geral, existem duas maneiras para praticarmos: individual ou em grupo. Enquanto sozinhos a performance depende apenas das nossas próprias forças, tanto mental quanto física, quando estamos acompanhados, as estratégias e a capacidade de entrosamento prevalecem para o êxito final da atividade. Mas, você sabe qual das duas formas é considerada melhor para a saúde? Conheça os benefícios das duas práticas e veja qual se adapta mais ao seu estilo de vida!

Segundo o personal trainer e coordenador de academia, Marcelo Santana, exercícios físicos, tanto sozinho como em grupo, são ótimos para a saúde, contudo, geram desafios peculiares a cada maneira de se praticar, seja para você se superar ou para superar os seus "adversários":

"Se você treina sozinho, a concentração é um ponto positivo e a sua busca pela autossuperação vai ser sempre um objetivo, já em grupo, você pode optar por alcançar seus colegas ou mesmo vencê-los. No caso dos treinos em grupos, é necessário ter muita atenção com as conversas parelelas, afinal, podem atrapalhar o foco da atividade", explica o profissional, nos apresentando as vantagens de cada prática. Veja!

5 vantagens de realizar atividades em grupo

Motivação: Quando se tem amigos para dividir com você os momentos da atividade física, aquele dia que sua disposição não está nada em dia, eles podem te colocar para cima e evitar que você deixe que a preguiça de vença.

Competição: De forma sadia, você e seus amigos podem apostar em uma corrida, por exemplo, ver quem chega primeiro e com certeza irão se divertir praticando exercícios.

Dia mais leve: Nada como uma boa conversa para distrair e relaxar os estresses do dia a dia. Além dos benefícios da atividade, você poderá compartilhar com seus amigos as adversidades do trabalho ou dos estudos, proporcionando uma vantagem terapêutica também.

Superação: Não é sempre que sua meta é a mais fácil de cumprir, sendo assim, realizar as atividades em grupo pode impedir que você desista no meio do caminho ou desanime, já que acompanhar os amigos até o fim da atividade também estará incluso no objetivo.

Comprometimento: No caso de esportes coletivos como vôlei, futebol, basquete, por exemplo, você terá em mente que não poderá deixar de treinar para que seus amigos e equipe não fiquem na mão.

5 vantagens de realizar atividades sozinho

Horário: Você irá se comprometer com você mesmo, caso na parte da manhã você não possa realizar a sua atividade, no período da noite ainda será uma alternativa.

Nada de distração: Escolha uma boa música para ouvir e pratique seus exercícios tranquilamente. Sem as conversas e distrações alheias, você poderá terminar o que lhe propôs no devido tempo.

Liberdade: Caso você corra ou faça caminhada, você tem a liberdade de trocar facilmente os lugares que deseja ir. Afinal, tem aqueles dias em que desejamos respirar novos ares e conhecer novos caminhos.

Pensamentos em dia: Você terá mais tempo com você mesmo e poderá organizar um pouco dos tantos pensamentos e atividades diárias. Nada como estar em dia com a nossa cabeça para que as coisas fluam de maneira correta, não é?

Intensidade: Tudo no seu tempo! Quando se pratica atividades sozinho, você terá a intensidade do exercício de acordo com a sua necessidade e disposição, mas nada de moleza! Não precisa acompanhar alguém, você poderá praticar gradualmente, aumentando o ritmo quando você se sentir confortável.

OBS: A prática de exercícios físicos é fundamental para manter o nosso bem-estar, sendo recomendada pelo menos 3 vezes na semana. Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, as atividades feitas regularmente têm como função retardar o desenvolvimento de doenças crônicas, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos praticantes.

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