Assado de legumes e grão-de-bico com crosta de pão

Médio
40 minutos + tempo de forno
4 porções (850 g total)
Assado de legumes e grão-de-bico com crosta de pão

Está procurando uma receita saudável e ao mesmo tempo saborosa para a ceia de Natal? O assado de legumes feito com grão-de-bico e ingredientes orgânicos da Taeq (como cogumelos, tomates, batatas e pimentões) é uma alternativa bem colorida, nutritiva, deliciosa e atende superbem o público vegetariano. Aqui, a nossa sugestão é também preparar uma crosta usando o pão de forma multigrãos Taeq para dar um toque especial e mais crocante à refeição. Confira já o nosso passo a passo e mãos na massa!

Modo de preparo

Assado de legumes

Em um refratário, coloque a cebola, o pimentão verde, o amarelo, os cogumelos, os tomates orgânicos, as batatas bolinha, o grão-de-bico já cozido, as azeitonas, o alecrim, a salsa e, então, tempere com azeite, balsâmico, sal e pimenta;

Asse em forno preaquecido (200˚C) até começar a dourar;

Retire do forno e reserve.

Crosta de pão

Em um recipiente, misture o pão esfarelado com o azeite, o alho e as castanhas;

Tempere com sal e cubra o assado com a crosta;

Leve ao forno até a crosta dourar (cerca de 30 minutos);

Se desejar, sirva acompanhado de arroz integral com damascos.

Pimentão (verde ou amarelo) tem alto teor de antioxidantes, vitaminas A, do complexo B, C e cálcio

Além de dar mais sabor e cor a diferentes receitas, o pimentão é um tipo de vegetal que acrescenta muito em termos nutricionais. Ele possui uma grande quantidade de antioxidantes (que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce) e fornecem vitaminas essenciais (A, do complexo B e C) que melhoram a imunidade, a circulação sanguínea e contribuem para a absorção do ferro no organismo. O pimentão também é fonte de cálcio e outros minerais que auxiliam na saúde dos ossos.

Cogumelo shiitake é fonte de fibras, selênio e ácido fólico (nutriente essencial para gestantes)

Quando se trata de preparar receitas veganas ou vegetarianas, o cogumelo shiitake funciona como grande aliado. Além de ser rico em fibras e ter uma boa quantidade de água, auxiliando no processo de digestão, esse alimento fornece selênio (mineral que contribui para a circulação sanguínea e controle dos hormônios) e também de ácido fólico (ou vitamina B9), que é fundamental para gestantes, pois auxilia na formação do sistema nervoso dos bebês.

Tomate é rico em licopeno, vitaminas A, do complexo B, C, fósforo, cálcio e magnésio

Além de ser um vegetal bem versátil - usado no preparo de molhos, saladas, sopas, refogados, risotos, massas, omeletes, sanduíches e por aí vai -, o tomate se destaca por ser altamente nutritivo. Ele fornece licopeno, um pigmento antioxidante que fortalece o sistema de defesa do corpo e previne o envelhecimento precoce. Além disso, esse fruto é fonte de vitaminas A, do complexo B e C (que fazem bem para os sistemas nervoso e circulatório) e ainda de minerais como fósforo, cálcio e magnésio que são indispensáveis para o fortalecimento da estrutura óssea.

Grão-de-bico funciona como fonte de proteína vegetal

Pertencente ao grupo das leguminosas, o grão-de-bico é um alimento muito indicado para constituir a dieta de veganos e vegetarianos. Isso porque ele tem um alto teor de proteínas vegetais (funcionando como ótima alternativa à carne) e ainda fornece fibras, cobre, fósforo, ferro e outros minerais importantes para a saúde.

Pão multigrãos Taeq é uma alternativa fitness rica em fibras, ferro, cálcio, vitamina B9 e outros nutrientes

Se você está procurando uma alternativa de pão mais light (menos calórica e bem saborosa) para consumir no dia a dia, o pão multigrãos Taeq é uma excelente escolha! Por ser feito com farinha de trigo integral, ele contém uma boa quantidade de fibras que auxiliam na digestão. Além disso, ele é fonte de ferro e cálcio - minerais importantes, respectivamente, para a saúde dos sistemas circulatório e ósseo. Esse tipo de pão também fornece vitamina B9 (ácido fólico) que é importante para a saúde do sistema nervoso. Não é pouca coisa, não é mesmo?

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 566 kcal = 2377 kj 11
Carboidrato 63g 21
Proteína 20g 27
Gorduras totais 26g 47
Gorduras saturadas 9,5g 43
Gorduras trans 0g **
Sódio 351mg 15
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 15g 60
Vitamina A 45mcg 8
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 52mg 116
Cálcio 96mg 10
Ferro 6mg 43
Receitas:
Batata
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